Intercâmbio científico entre Unesp e universidade belga aceita projetos até 25 de maio

Em aproximação com América Latina, instituição estrangeira também atuará no México e Chile

ter, 27/04/2010 - 14h00 | Do Portal do Governo

A Pró-reitoria de Pesquisa (Prope) da Unesp seleciona pesquisas para realizações em parceria com a Universidade Católica de Louvain (KULeuven), na Bélgica. A cooperação faz parte de um trabalho de aproximação da instituição com a América Latina. Outros dois acordos serão firmados, um no México e outro no Chile. O prazo final para submissão de propostas de estudo é 25 de maio.

“A medida é uma inovação nas relações entre as universidades europeias e sul-americanas porque cada instituição vai contribuir com uma cota de financiamento. O processo de seleção das propostas a serem financiadas será realizado pela Pró-reitoria de Pesquisa”, afirma o professor José Celso Freire Júnior, que está à frente da Assessoria de Relações Exteriores (Arex). Tanto a universidade europeia quanto a Unesp desembolsarão até 12,5 euros para cada projeto que realizarão em conjunto.

A instituição belga foi fundada em 1495 e mantém acordos internacionais e cooperação com as universidade de Oxford, Coimbra e outros centros de educação europeus, além dos Estados Unidos.

Especialistas em qualquer uma das áreas do conhecimento (engenharia e tecnologia, ciências da vida, sociais e humanas, biomédicas e exatas) podem concorrer. A iniciativa busca promover um intercâmbio entre líderes de grupos de pesquisa com os mesmos interesses. As propostas poderão ser feitas tanto pela parte brasileira como pela belga, mas devem estar relacionadas com um dos estudos do ‘lado oposto’. Funciona assim: um professor propõe um tema a um pesquisador da outra parte, que, sabidamente, já atua naquela área. Se este concordar em participar do trabalho, ambos formulam uma proposta para a candidatura ao auxílio financeiro do programa de cooperação.

Essa é uma das iniciativas que a Unesp adotará para intensificar o seu processo de internacionalização, destaca Freire Júnior. A universidade priorizou o tema em seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). “As ações iniciais ainda estão aquém do nosso potencial e muito mais poderá ser feito”, diz ele.

A avaliação das propostas será feita pela Prope em julho e em agosto, e a seleção final será feita em setembro. Os projetos se iniciam em outubro e podem durar um ou dois anos. Outras informações podem ser obtidas no site do Programa Exploratório de Cooperação entre Universidades da América Latina e KULeuven.

Seguidores da Arex 

Um novo recurso tecnológico ajudará a manter a comunidade da Unesp atualizada sobre oportunidades de intercâmbio, auxílios para participações em congressos no exterior, estágios em outros países e cursos de aprimoramento e especialização em universidades estrangeiras. Basta seguir a Arex no Twitter, uma rede de relacionamento da internet que funciona como um divulgador de notícias resumidas em tempo real. Com essa ferramenta de comunicação, é possível acompanhar as novidades da Arex, como abertura de editais de seleção. O endereço é http://twitter.com/arex_unesp

Da Unesp