Integração lavoura-pecuária é tema de evento no IZ

O curso será realizado no dia 27 de fevereiro, nas dependências do instituto em Nova Odessa.

qua, 18/02/2009 - 13h06 | Do Portal do Governo

O Instituto de Zootecnia (IZ), vinculado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado, está com inscrições abertas para o curso sobre sistemas de integração lavoura-pecuária, que será realizado no dia 27 de fevereiro, nas dependências do instituto, que fica em Nova Odessa.

O curso tem seis horas de duração e destina-se a técnicos, produtores rurais e pesquisadores. De acordo com coordenador, João Batista de Andrade, que também é pesquisador do IZ, o objetivo do curso é apresentar os resultados da pesquisa realizada na área de manejo dos aspectos físicos e da fertilidade do solo no sistema de integração lavoura-pecuária.

Segundo o diretor da Apta, Orlando Melo de Castro, o sistema de integração introduz conceitos de produção que maximizam o aproveitam do espaço agrícola, cujo resultado é a melhoria na relação custo-benefício e na proteção ambiental, visando principalmente à recuperação dos espaços degradados.

A Apta tem como objetivo a ampliação dos projetos de integração lavoura-pecuária, para tanto solicitou ao Ministério da Ciência e Tecnologia, através da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), a liberação de mais de R$ 460 mil para a modernização da infraestrutura relacionada aos programas de integração.

Do total recebido no financiamento, cerca de R$ 370 mil serão utilizados para a aquisição de semeadoras próprias para o plantio direto, pulverizadores agrícolas, tratores, entre outros equipamentos. Já os 90 mil restantes, à adequação de salas de ordenha, construção e adequação de currais de manejo, complementação de laboratórios e confecção de rede de distribuição.

Com a modernização da infraestrutura dos polos regionais, os projetos de integração lavoura-pecuária serão ampliados. Dessa maneira, a transferência da tecnologia que estimula a produção da pecuária sustentável, reduzindo os impactos ambientais e sociais, chegará aos produtores paulistas, de forma a estimular a adequação dos sistemas de produção, conforme as exigências atuais do mercado. (Fontes: Assessoria de Comunicação da Apta e Assessoria de Imprensa do IZ)

Da Secretaria de Agricultura e Abastecimento