Integração de base de dados vai agilizar emissão de CNH

Diretor do Detran acompanha testes em Brasília

dom, 08/03/2009 - 14h27 | Do Portal do Governo

O Detran-SP vai integrar o sistema ligado a Prodesp ao Denatran/Serpro para normalizar a emissão de CNH no Estado de São Paulo. O processo está sendo acompanhado pelo delegado Francisco José Albuquerque da Silva, diretor de Habilitação do órgão.

“Trata-se de um projeto desenvolvido durante dois anos antes de ser implantado, portanto, é muito complexo”, disse o diretor da Habilitação, após se reunir em Brasília com a equipe do Denatran. “Essa é apenas a primeira etapa.”

Segundo o delegado, a implantação do novo sistema de Base Ampliada, como será chamado, vai conferir maior segurança nas operações dos Detrans e agilizará a transferência de CNH para outros Estados.

Antes de iniciar o processo de integração,  o Denatran utilizava o sistema Binco (Base Índice do Condutor). Nesse sistema, os Detrans encaminhavam informações resumidas sobre a primeira habilitação como, por exemplo, o resultado do exame médico. A Binco vai se chamar Base de Condutores Ampliada. 

“Agora, temos de encaminhar o número do CRM do médico, a data de realização dos exames e os resultados”, explicou Silva. Com essas informações adicionais, o novo sistema do Denatran avaliará a aprovação do documento.  

A comunicação integrada entre as bases de dados facilitará a emissão de CNH. “O Detran-SP/Prodesp começou a testar  o sistema para solucionar o problema”, disse o delegado Francisco José Albuquerque da Silva.

Segundo o delegado, o sistema é tão complexo que alguns órgãos de trânsito suspenderam atendimento público nesta semana.

Embora o sistema Detran-SP/Prodesp tenha sido restabelecido, ainda há dificuldades de emissão de CNH por causa do problema entre as bases de dados.  

Do Detran