Íntegra do discurso do governador em exercício Geraldo Alckmin durante a cerimônia de entrega do Bôn

nd

sex, 02/02/2001 - 18h42 | Do Portal do Governo

Vou dizer duas palavrinhas aqui. Mas a primeira é de que o governador Mário Covas — quando sempre falava do seu governo desde o início e era citado, metrô, trem, rodoanel, aeroportos, rodovias, hidrovias, saneamento, centenas e milhares de casas populares, todas as realizações de governo — ele dizia: olha o que mais me fascina, o que me entusiasma são os avanços que São Paulo está fazendo na área de educação. E hoje, seis anos depois, a gente vê um esforço dessa coragem, de romper o status quo e de fazer mudanças importantes e avanços importantes aqui em São Paulo:
A municipalização no ensino, a reorganização das escolas, de primeira a quarta série, de quinta a oitava, e segundo grau.
O aumento de, no mínimo, uma hora/aula a mais para milhões de alunos do Estado de São Paulo, que representem quatro anos.
Um ano a mais de estudos para esses alunos.
Recurso na conta para Associação de Pais e Mestre para as APMs lá na escola.
Autonomia para as escolas.
Quase nove mil salas de aulas construídas, mais de sete mil reformadas, laboratórios, informatização
Enfim, todos esses grandes avanços.
E hoje mais uma medida que — como disse o ministro Paulo Renato — se assemelha ao Dia do Professor. O bônus por mérito que hoje é aqui entregue. Uma medida muito louvável da nossa querida secretária Rose porque é um estímulo à assiduidade. É o reconhecimento à dedicação.
Nós tivemos mais de cinco mil professores que no ano passado inteirinho, não deram uma falta se quer durante todo esse período.
Teremos ainda o bônus e o mérito pela gestão para os diretores, supervisores, pelos novos modelos gerenciais, pela melhor condução da educação em suas respectivas escolas. Nós queremos aqui hoje cumprimentar a professora Rose e essa sua bela equipe de trabalho. Essa equipe extraordinária que ela montou para melhorar a educação de São Paulo. Os esforços do ministro Paulo Renato. Cumprimentar os professores, diretores e supervisores, mas dar uma palavrinha aqui final como aluno, porque aprendi com o governador Mário Covas que a escola se destina ao aluno. O aluno é que é o mais importante. E embora eu tenha me aventurado como professor — eu dei aula seis anos num cursinho de uma matéria que todo mundo gosta muito: química orgânica. A química do carbono.
Mas eu quero falar aqui como aluno. E dizer o seguinte: Eu tive o privilégio de participar de uma escola de política com P maiúsculo, que é a escola do governador Mário Covas, este estadista de São Paulo. Eu quero dizer que o governador Mário Covas recebe também de todo o povo paulista a sua merecida menção honrosa. Não só por assiduidade, porque embora se recuperando dos problemas de saúde, sempre que se fala do interesse do povo ele é o primeiro a dizer: presente. Mas principalmente a menção honrosa pelas lições que tem dado a todos nós.
Eu me sinto privilegiado por participar tão de perto dessas aulas permanentes de humildade, de generosidade, de competência, de compromisso com a causa popular, de coerência política entre aquilo que se pensa e aquilo que se faz. E principalmente de amor ao povo do nosso estado e a causa pública de São Paulo. Menção honrosa ao professor Mário Covas.