Íntegra da entrevista coletiva do governador Geraldo Alckmin, após solenidade de inauguração do Monu

nd

sex, 11/05/2001 - 16h19 | Do Portal do Governo

Pergunta (inaudível)

Alckmin – Não sei as razões de retirada de assinatura. Mas acho que a CPI tão genérica não colabora nesse momento do país e acho que o governo deve apurar todas as possíveis denúncias.

Pergunta – E a CPI que levou ao impeachment de Fernando Collor de Mello e também do Poder Judiciário não tinham pontos e fatos determinados?

Alckmin – Elas tinham fatos determinados de maneira bem focada para possibilitar que a CPI aprofundasse as investigações. São situações bem diferentes.

Pergunta – O que o senhor acha a respeito do Governo Fernando Henrique, que teria distribuído verbas para combater a CPI da corrupção?

Alckmin – Eu sempre me coloquei contra essa CPI da forma genérica como ela vinha sendo colocada. Acho que ela não contribui para o momento delicado que o país vive: crise na Argentina, possibilidade de recessão nos EUA, no Japão. Acho que com a proximidade das eleições poderia virar um grande palanque eleitoral. Sempre coloquei que essa não era a maneira adequada.

Pergunta – O PT acha que foi inconstitucional a forma como o presidente Fernando Henrique agiu para evitar que a CPI fosse aberta.

Alckmin – Eu não sei. Acho que os deputados é que devem se manifestar se o regimento possibilita ou não a questão das assinaturas. Mas acho que o Governo, sim, tem a obrigação de apurar todas as denúncias que possam ser levantadas. Apurar com rapidez e com profundidade; deve fazer isso.

Pergunta – O senhor acha que a qualquer custo deve-se evitar uma CPI genérica?

Alckmin – Não, não é a qualquer custo. (Incompreensível.) Mas acho que a maneira como ela foi colocada é totalmente inadequada. Não é o pressuposto que se tem para uma comissão parlamentar de inquérito.

Pergunta – A oposição disse que houve um acordo entre o ACM e o Palácio do Planalto para segurar a CPI?

Alckmin – A oposição sempre vai alegar os motivos que entender. É preciso verificar se isso é verídico.