Íntegra da entrevista coletiva concedida neste domingo, dia 4, no Incor, por médicos da equipe que a

nd

dom, 04/03/2001 - 14h45 | Do Portal do Governo


Íntegra da entrevista coletiva concedida neste domingo, dia 4, no Incor, pelos doutores David Uip (infectologista), Whady Hueb (cardiologista) e Raul Cutait (gastroenterologista), que integram a equipe médica do governador Mário Covas:

Whady Hueb – Vou relatar hoje a evolução observada do quadro clínico do governador. A partir de ontem até o momento atual. Ele se mantém, dentro da gravidade do quadro, com instabilidade sob o ponto de vista clínico. Mantém as condições todas sob controle, ainda que estáveis. E a pneumonia sob controle através dos antibióticos.

Pergunta – Eu queria saber sobre o edema, se está controlado ou não, e a quantidade de oxigênio que ele está necessitando. Se é mais ou menos que ontem.

Whady Hueb – O edema agudo dos pulmões foi totalmente controlado e ele se mantém ainda sob o uso de máscara de oxigênio.

Pergunta – Mas igual a ontem?

Whady Hueb – Igual a ontem.

Pergunta – Controlado quer dizer curado?

Whady Hueb – Está controlado. Controlado significa que o edema cessou. O edema é uma coisa aguda. Ele simplesmente é controlado através de medidas medicamentosas e a água do pulmão cessou.

Pergunta – Não tem mais água no pulmão?

Whady Hueb – Não tem mais água no pulmão.

Pergunta – O fato da febre ter baixado significa que a infecção diminuiu?

David Uip – Na noite de ontem ele teve uma temperatura máxima de 37,3. Hoje ele está afebril. Então nós entendemos que a pneumonia está sendo controlada. Os outros exames, parâmetros, radiografia, todos os exames mostram controle da pneumonia.

Pergunta – O quadro de arritmia cardíaca continua do mesmo jeito?

David Uip – Continua do mesmo jeito.

Pergunta – O que significa parâmetros cardíacos e hemodinâmicos iguais aos registrados que consta no boletim?

Raul Cutait – Posso fazer um comentário? Todas as alterações que o governador tem são alterações que aparecem em decorrência da gravidade da situação. Ele tem diversos parâmetros clínicos importantes alterados.
Nenhum desses parâmetros se modifica, em princípio, de um momento para outro. Enquanto nós estamos comentando que o governador melhorou um pouquinho, piorou um pouquinho, a infecção está um pouco mais controlada, um pouco menos controlada, na verdade está se dando uma idéia de um pedaço de uma situação extremamente complexa. Então, é difícil analisar uma situação onde o fato é se o edema melhorou um pouco, se piorou um pouco, se o oxigênio é um pouquinho mais ou um pouquinho menos. O importante, e o que o grupo médico quer transmitir, é que a situação dele continua sendo bastante grave, uma situação bastante instável. Ele, nesses dias, apresentou uma melhora razoável de alguns fatores, de alguns parâmetros que interferem e põem a vida dele em risco, mas não quer dizer que estão plenamente controlados. O que nós estamos querendo transmitir como grupo é que o governador vive um momento de extrema instabilidade, onde, graças às medidas de suporte de tratamento que estão sendo tomadas, ele tem conseguido ultrapassar parcialmente algumas delas. O que vai acontecer daqui para a frente é algo que não tem como se adivinhar. O governador tanto pode continuar apresentando discretas melhoras, que somando podem dar uma evolução favorável a ele, como isso pode não acontecer. O governador tanto pode ter uma evolução onde em algum momento aparece um evento, um fato novo, um evento que muda completamente o rumo da história. Então essa é a idéia, o panorama geral que o grupo médico quer transmitir.

Pergunta – A trombose está controlada?

Whady Hueb – A trombose observada no governador foi controlada e ele está sob medidas terapêuticas para evitar novas tromboses.

Pergunta – Doutor, eu precisava tirar uma dúvida. A taquicardia continua?

Whady Hueb – Continua.

Pergunta – Doutor, a gente pode dizer que o edema não existe mais?

Whady Hueb – Pode.

Pergunta – O oxigênio que o governador recebia era por causa do edema. Se o edema curou, por que ele está precisando de oxigênio?

Whady Hueb – Por causa da pneumonia.

Pergunta – O que a equipe médica prevê para as próximas alterações do quadro?

Raul Cutait – É difícil a gente antever o que vai ser o próximo passo. Tudo depende da resposta que ele apresenta para cada problema que aparece. Então é um jogo imprevisível que requer que a equipe médica esteja acompanhando minuto a minuto. Esse jogo é um jogo que pode demorar horas, dias, para que apareça alguma melhora significativa que implique em se fazer alguma coisa a mais, um exame diferente. Então a sua pergunta não tem resposta.

Pergunta – A gente pode considerar que o governador melhorou?

Raul Cutait – Se a gente considerar que ele chegou aqui há uma semana muito mal. Ele está vivo, então ele está clinicamente um pouco melhor do que quando chegou. Então, isso é positivo.

Pergunta – Eu queria saber se ele está precisando da mesma quantidade de oxigênio de ontem e se ele em nenhum momento precisou de aparelho?

Raul Cutait – Não.

Pergunta – Doutor Whady, existe uma contradição em sua resposta. No início da entrevista o senhor disse que o edema do governador estava controlado. Agora o senhor respondeu para um colega que se pode considerar que ele está eliminado.

Whady Hueb – Olha, eu vou só explicar o que é um edema agudo de pulmão. É uma falência, como já falei em outra conversa, é uma falência momentânea do coração e consequentemente provoca um acúmulo de líquido nos pulmões. O pulmão é um órgão seco, ele não pode ter líquido, portanto, tem que se retirar o líquido. Retirado o líquido, controlou-se a condição.

Pergunta – O senhor entende por falência momentânea do coração o que eu entendo como parada cardíaca?

Whady Hueb – Não. Ele (o coração) não suportou a sobrecarga de trabalho, por exemplo, é uma falência.

Pergunta – O tratamento do câncer continua interrompido

Raul Cutait – Devido às condições atuais dele, ele não está podendo receber nenhum tratamento específico para a doença de base que é, em última análise, o que está gerando toda essa situação pela qual ele hoje.

Pergunta – Ele continua consciente?

David Uip – Continua.

Pergunta – O senhor disse que a trombose foi controlada, mas ele continua tomando anticoagulante.

Whady Hueb – Todo paciente acamado corre o risco de ter trombose. Portanto, ele está com medicamentos que previnem novos episódios de trombose.

Pergunta – Na perna direita a trombose foi eliminada?

Whady Hueb – Não tem mais.