Íntegra da carta de Serra ao Papa

Serra entregou documento durante encontro na tarde desta quinta-feira

qui, 10/05/2007 - 20h34 | Do Portal do Governo

Carta do governador José Serra ao Papa Bento XVI sobre processo de beatificação de Dulce Pontes

São Paulo, 10 de maio de 2007

Beatíssimo Padre,

Como Governador do Estado de São Paulo, é grande a minha emoção ao recepcionar Vossa Santidade.

Entre tantas alegrias que a visita de Vossa Santidade proporciona à população de São Paulo e do Brasil, nenhuma supera a canonização de Santo Antonio Galvão, o primeiro brasileiro a ser proclamado como santo. A canonização também é uma homenagem a uma nação, e reparte com todos nós um sinal de alento e esperança.

Em nome deste povo acolhedor e pacífico, julgo ser meu dever trazer à atenção de Vossa Santidade a situação da Serva de Deus Dulce Lopes Pontes. Como tantos brasileiros, estou convencido de que Dulce Pontes também poderia integrar o Livro dos Santos da Igreja Católica. O milagre que lhe é atribuído encontra-se há três anos na Congregação para a Causa dos Santos, à espera de exame.

Antes de exercer o cargo de Governador do Estado de São Paulo ocupei o Ministério da Saúde e sou testemunho da obra inigualável do “Anjo Bom da Bahia”. É reconhecida como benfeitora dos humildes e desesperados. Num dos mais pobres Estados brasileiros, criou Obras Sociais que são um exemplo de altruísmo e da melhor tradição do cristianismo. Com espírito devoto sem limites, sempre cuidou de quem não conseguia ser atendido em outros centros de assistência. A vida de Dulce Pontes contém todas as mensagens que Vossa Santidade se empenha em divulgar pelo mundo.

Gostaria que os procedimentos necessários para a beatificação de Dulce Pontes fossem realizados no prazo mais breve possível, esperando uma conclusão rápida e feliz. Não estou só neste apelo. Acompanho todos os bispos do Brasil e também o presidente da República.

Receba, Santo Padre, as expressões de minha maior devoção e respeito.

José Serra

Governador do Estado de São Paulo