Instrumentistas brasileiras, peruanas e argentinas criam banda de sopros

Grupo inédito, integrado só por mulheres, apresenta estilos musicaisque vão do popular ao erudito

ter, 24/04/2007 - 8h02 | Do Portal do Governo

As mulheres sempre foram minoria em grupos musicais de eruditos e populares. Para quebrar o estereótipo, 20 mulheres, com conhecimento musical médio e avançado, provenientes de diversas cidades do Brasil, Peru e Argentina, uniram-se com seus instrumentos para criar a banda de sopros Sopra Mulheres.

Elas são alunas do Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos, de Tatuí, considerado o maior da América Latina.

O grupo inédito, integrado só por mulheres, apresenta estilos musicais que vão do popular ao erudito, passando por grandes clássicos do cinema, da música popular brasileira, do jazz, entre outros.

O Sopra Mulheres foi criado em 8 de março, Dia Internacional da Mulher. Comandado pela tubista Aparecida Madalena Ribeiro e com regência de Cibele Sabione, o grupo mostrou seu trabalho pela primeira vez naquela data para homenagear as professoras e funcionárias do conservatório.

Unidas pela mesma paixão: a música, as alunas desenvolvem na banda a prática de conjunto – uma das disciplinas dos cursos mantidos pela escola.

As aulas ocorrem sempre às terças e sextas-feiras, das 13h30 às 17h30, no Teatro Procópio Ferreira, do Conservatório de Tatuí. No mês de maio, o grupo pretende agendar a segunda exibição.

Entre as canções do repertório constam Trompeta de Espanha – G. Gagliardi, Novena – James Swearing, Cotidiano número 2, Toquinho/Vinícius,Jurassic Park – John Williams, A Disney Spetacular (A Pequena Sereia, A Bela e aFera e Aladim) – Joh Moss e Aquarela do Brasil – Ari Barroso.

As integrantes carregam nos currículos participações na Orquestra de Sopros Brasileira, Orquestra Sinfônica Jovem, Orquestra Sinfônica Paulista, Grupo Percussionista de Câmara e Banda Sinfônica Jovem, alguns dos principais grupos do Conservatório de Tatuí.

Da Assessoria de Imprensa do Conservatório Musical de Tatuí

(R.A.)