Instituto Penal Agrícola representará o Brasil no exterior

Reeducandos de Rio Preto apresentam projeto de uso sustentável da mata ciliar

dom, 26/07/2009 - 9h00 | Do Portal do Governo

O projeto “Implantação de Sistemas Agroflorestais em Áreas de Preservação Permanente pelos Reeducandos do Instituto Penal Agrícola (IPA) de Rio Preto”, desenvolvido em parceria com as Secretarias do Meio Ambiente e de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, foi selecionado para representar o Brasil no II Congresso Mundial de Agroflorestas, no Quênia.

O projeto foi um dos dois ganhadores do concurso promovido pelo Centro Internacional de Pesquisa Agroflorestal, durante o VII Congresso Brasileiro de Sistemas Agroflorestais, realizado em Brasília entre os dias 22 a 26 de junho. A premiação foi o custeio das passagens de representantes do projeto e inscrição no evento internacional, que acontecerá de 24 a 28 de agosto em Nairóbi, capital do Quênia, na África Oriental.

A idéia surgiu da necessidade de proteger a mata ciliar do córrego Piedade e de outras nascentes e represas que existem em toda a extensão do IPA de São José do Rio Preto.

A mata ciliar é a vegetação que fica nas margens de rios, riachos e córregos e tem grande importância na preservação fluvial, pois fixa o solo evitando o assoreamento, além de ser habitat de várias espécies vegetais e animais.

Entre novembro de 2008 e até maio de 2009 já haviam sido plantadas cerca de 12 mil árvores de mais de 67 espécies nativas como ipês, jatobás, embaúbas, amarelinho, canelas, goiabeiras e cedros.

Nesse período, 101 reeducandos foram capacitados. Os presos também plantaram feijão, milho e gramíneas sem retirar a mata nativa, utilizando técnicas de agroecologia. Com isso, demonstram que é possível utilizar economicamente a área, sem necessidade de desmatamento.

Os reeducandos interessados em participar do projeto passam por uma seleção. São capacitados deles 20 por turma. Cada um recebe parte de um salário mínimo e, conforme determinado na Lei de Execuções Penais, a cada três dias trabalhados é descontado um dia da pena.

Além de colaborar para a preservação das nascentes e matas ciliares locais, o projeto também contribui para a profissionalização dos reeducandos, já que o mercado de Restauração Florestal vem se ampliando nos últimos anos. A capacitação também estimula o desenvolvimento de habilidades como a de trabalhar em equipe, fornecendo subsídios para a reintegração dos futuros egressos.

Da Secretaria da Administração Penitenciária