Instituto Pasteur centraliza controle da raiva na América Latina

Secretaria da Saúde e a Organização Pan-Americana assinaram convênio que definiu o instituto como responsável pela realização de exames

sex, 23/03/2007 - 11h13 | Do Portal do Governo

Os programas de controle da raiva humana e animal do Estado de São Paulo serão referência para todos países da América Latina. O convênio assinado entre a Secretaria Estadual da Saúde e a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) definiu o Instituto Pasteur como responsável pela realização de exames sorológicos e análise de amostras provenientes de outros países.

O Pasteur fará procedimentos para detectar a origem do vírus e seqüenciamento genético. Também vai fazer testes sorológicos, a partir de soros humanos ou animais para verificar se houve criação de anticorpos após a aplicação da vacina.

O centro paulista produzirá também lotes de produtos como o conjugado anti-rábico e o vírus padrão, utilizados para exames de diagnóstico de raiva em laboratórios sul-americanos. Por fim, será responsável pelo treinamento de equipes indicadas pela Opas de diagnóstico virológico e sorológico.

“O trabalho do Instituto foi fundamental para que o Estado de São Paulo não registrasse caso de raiva humana nos últimos seis anos. A assinatura do convênio é um reconhecimento da excelência e qualidade dos serviços prestados pelo Pasteur”, afirma Luiz Roberto Barradas Barata, secretário estadual da Saúde.

Instalado na Avenida Paulista, o Instituto Pasteur tem 103 anos de existência e é considerado o maior centro de vacinação (não apenas contra raiva) da cidade de São Paulo. Funciona diariamente, das 8 às 20 horas.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria Estadual da Saúde

 

(AM)