Instituto do Câncer terá prontuário digital móvel inédito no Brasil

Maior hospital de oncologia da AL já iniciou testes com aparelho que mostra histórico do paciente em tela fixada no braço do médico

ter, 05/08/2008 - 10h19 | Do Portal do Governo

O Instituto do Câncer de São Paulo “Octavio Frias de Oliveira”, ligado à Secretaria de Estado da Saúde e à Faculdade de Medicina da USP, será o primeiro hospital brasileiro a adotar um sistema de prontuário digital móvel que mostra o histórico médico de pacientes internados e permite até a prescrição de remédios. 

Médicos e enfermeiros poderão utilizar a tecnologia, que já está em fase de testes no hospital, a partir de novembro. Com o sistema será possível verificar os dados do paciente, seu histórico na instituição, setores pelos quais passou, medicamentos que utilizou ou está tomando e imagens dos exames digitalizados. 

Todas as informações estarão disponíveis em uma tela que ficará afixada no braço do profissional. Bastará passar o leitor no código de barras na pulseira do paciente. O equipamento também virá com uma câmera fotográfica acoplada. Será possível, ainda, prescrever medicamentos pelo sistema por meio de uma caneta similar às de palmtop. 

A implantação da tecnologia será possível porque o prédio do Instituto do Câncer possui infra-estrutura para transmissão de dados sem fio (sistema wireless). Serão comprados cerca de 150 aparelhos, para as áreas de enfermaria e UTI. 

“Trata-se de uma revolução na área hospitalar. O sistema agiliza a informação e, conseqüentemente, o atendimento. Além disso, é uma ferramenta importante para evitar erros e o acúmulo de papéis impressos”, afirma o diretor de Tecnologia da Informação e Infra-Estrutura Hospitalar da unidade, Erico Bueno.

O Instituto do Câncer de São Paulo, inaugurado em maio deste ano, fica na avenida Doutor Arnaldo, 251, Cerqueira César, zona oeste de São Paulo.

Do Instituto do Câncer de São Paulo

(C.C.)