Instituto do Câncer terá prontuário digital inédito no País

Todas as informações estarão disponíveis numa tela que ficará afixada no braço do profissional

ter, 12/08/2008 - 10h00 | Do Portal do Governo

O Instituto do Câncer de São Paulo Octavio Frias de Oliveira, vinculado à Secretaria de Estado da Saúde e à Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), será o primeiro hospital brasileiro a adotar um sistema de prontuário digital móvel que mostra o histórico médico de pacientes internados e permite até a prescrição de remédios.

Médicos e enfermeiros poderão utilizar a tecnologia, em fase de testes no hospital, a partir de novembro. Com o sistema, será possível verificar os dados do paciente, seu histórico na instituição, setores pelos quais foi atendido, medicamentos que utilizou ou está tomando e imagens dos exames digitalizados.

Todas as informações estarão disponíveis numa tela que ficará afixada no braço do profissional. Bastará passar o leitor no código de barras na pulseira do paciente. O equipamento virá também com uma câmera fotográfica acoplada. Será possível, ainda, prescrever medicamentos pelo sistema, por meio de uma caneta similar às de palmtop.

Sem fio – A implantação da tecnologia será possível porque o prédio do Instituto do Câncer (inaugurado no mês de maio) possui infra-estrutura para transmissão de dados sem fio (sistema wireless). Serão comprados cerca de 150 aparelhos, para as áreas de enfermaria e (Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

“Trata-se de uma revolução na área hospitalar. O sistema agiliza a informação e, conseqüentemente, o atendimento. Além disso, é uma ferramenta importante para evitar erros e acúmulo de papéis impressos”, afirma Erico Bueno, diretor de Tecnologia da Informação e Infra-Estrutura Hospitalar da unidade.

SERVIÇO

Instituto do Câncer de São Paulo

Avenida Doutor Arnaldo, 251 –

Cerqueira César – zona oeste – SP

Do Instituto do Câncer de São Paulo

(M.C.)