Instituto do Câncer recebe doação de 1,5 tonelada de cabelos naturais

Por mês, o Icesp distribui cerca de 100 perucas naturais e sintéticas sem custo algum para as pacientes que podem, inclusive, trocar a peça e variar o modelo

ter, 24/11/2015 - 9h45 | Do Portal do Governo

As pacientes em tratamento no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) terão um incentivo a mais para recorrer ao uso de perucas ao longo das sessões de quimioterapia. O hospital recebeu a doação inédita de 1,5 tonelada de cabelos naturais que pode dar forma a mais de 4 mil perucas com aproximadamente 30 centímetros cada.

Os fios serão higienizados e tratados pela equipe de Voluntárias do Icesp, antes mesmo de serem destinados a uma empresa parceira, especializada na produção desse tipo de acessório com fios naturais.

Por mês, o Instituto distribui cerca de 100 perucas naturais e sintéticas sem custo algum para as pacientes que podem, inclusive, trocar a peça e variar o modelo. Ações assim visam fortalecer a confiança e a autoestima com o objetivo de focar a atenção para o que existe além da doença.

No ateliê, as mechas ganharão novos cortes, texturas e coloração para voltarem “repaginados” às pacientes que passam pelo tratamento quimioterápico.

Carga apreendida
As mechas são originárias da Índia e foram retidas por agentes da Receita Federal no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em dezembro de 2013.

A apreensão se deu após inconformidades de valores declarados pelo importador. A carga declarada em nota estava no valor de U$ 15 mil, sendo que na época foi avaliada em U$ 400 mil, hoje, com o câmbio atualizado a carga chega a valer mais de 1,5 milhão de reais.

Do Portal do Governo do Estado