Instituto do Câncer promove evento de informática aplicada à área da saúde

Simpósio apresentará estratégias, técnicas e práticas em tecnologias digitais

qui, 17/09/2009 - 18h00 | Do Portal do Governo

O Instituto do Câncer do Estado de São Paulo Octavio Frias de Oliveira (ICESP) realiza nesta sexta-feira e sábado, 18 e 19, o seu 2º Simpósio de Informática em Saúde. Voltado para profissionais de diferentes ramos do setor, o evento reunirá recursos tecnológicos para aplicação em assistência e gestão hospitalar no maior hospital de câncer do Brasil. O simpósio foi idealizado para fomentar a discussão de temas relacionados à Informática na área da saúde com abordagem técnico-administrativa, tratando de aspectos práticos, clínicos e econômicos. 

Para contemplar diferentes focos, a programação foi formatada para oferecer apresentações simultâneas divididas em dois módulos. O primeiro abrangerá temas como avanços na área de RIS/PACS (tecnologia utilizada para diagnósticos com exames mais rápidos e que gera economia de custos com a eliminação de filmes fotográficos e papéis), implantação e gerenciamento de prontuário eletrônico e recursos de mobilidade e automação. No segundo, serão abordados os benefícios da tecnologia digital, ferramentas de gerenciamento hospitalar e adequação de estrutura para implantação de sistemas digitais voltados à saúde. 

O evento contará ainda com um ambiente para demonstração de tecnologias e recursos digitais recentemente introduzidos em ambientes hospitalares, como o ultrassom wireless, o prontuário eletrônico digital portátil, diversos modelos de tablet PC’s e estações de trabalho com monitores diagnósticos. 

Realizado com apoio do Instituto de Radiologia do Hospital das Clínicas da FMUSP e do Centro de Estudos Rafael de Barros, o evento é aberto para profissionais da área de saúde – radiologistas, técnicos, tecnólogos, biomédicos e administradores – e pessoas ligadas à tecnologia de informação e à engenharia clínica, que trabalham ou se interessam por HIS, RIS, PACS e Prontuário Eletrônico. 

Do Icesp