Instituto do Câncer orienta pacientes com câncer por telefone

Serviço 'Alô, Enfermeiro' funciona 24 horas por dia para pacientes tirar suas dúvidas

ter, 05/01/2010 - 14h00 | Do Portal do Governo

Os pacientes do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo Octavio Frias de Oliveira podem tirar dúvidas sobre o tratamento e solicitar orientação sem sair de casa. O instituto, ligado à Secretaria da Saúde e à Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) conta com o “Alô, Enfermeiro”, um serviço telefônico que funciona 24 horas por dia.

O objetivo é proporcionar comodidade e segurança, para que o paciente do Icesp não precise esperar a próxima consulta para esclarecer alguma dúvida pontual sobre o tratamento. Cerca de 2,4 mil telefonemas são recebidos por mês pelo serviço.

As principais dúvidas são relativas às atividades cotidianas, como uso de medicamentos. Também são solicitados esclarecimentos sobre as rotinas hospitalares e informações referentes ao manejo dos sinais e sintomas ligados à doença ou ao próprio tratamento.

Inicialmente, o serviço funcionava apenas das 7 às 19 horas, de segunda a sexta-feira. Com a expansão do hospital e do número de pacientes atendidos, passou a funcionar em tempo integral neste ano. “O projeto é uma forma de garantir a correta assistência ao paciente oncológico, mesmo fora do hospital”, afirma a diretora da Assistência do Icesp, Wania Regina Baía.

Enfermeiro de referência

Os pacientes internados no Instituto do Câncer têm à disposição o “Enfermeiro de Referência”. É um profissional que recebe o paciente e o acompanha do início ao término do processo de tratamento. Com este modelo assistencial o paciente estabelece um elo de confiança com o enfermeiro e pode ser atendido de acordo com suas particularidades.

Por meio de acompanhamento individualizado, o profissional pode conhecer melhor o paciente, identificando preferências e dificuldades de cada um. Desse modo, o atendimento se torna mais personalizado e humanizado.

Cada indivíduo possui uma necessidade e uma maneira própria de reagir à doença. A ideia do projeto é oferecer uma assistência segura e abrangente, que atenda as necessidades do paciente e da família. “O profissional poderá se antecipar às necessidades dos pacientes, planejando e executando um plano de cuidados multiprofissional e sempre alinhado às necessidades de cada momento do tratamento”, explica Wania Baía.

Da Secretaria da Saúde