Instituto do Câncer faz parceria com A.C. Camargo

Convênio permitirá discussão de casos e pesquisas científicas

ter, 08/07/2008 - 19h13 | Do Portal do Governo

O Instituto do Câncer de São Paulo, maior hospital especializado em oncologia da América Latina, e o Hospital do Câncer A.C. Camargo, vão unir forças para definir diretrizes de tratamento para seus doentes e realizar pesquisas sobre a doença. É o que prevê convênio assinado entre as duas instituições nesta terça-feira, 8.

Com a parceria, os médicos dos dois hospitais poderão discutir casos e realizar estudos científicos sobre os diversos tipos de câncer, inclusive aqueles que afetam a um número limitado de pacientes. A troca de experiência clínica entre as instituições será fundamental para ampliar conhecimento sobre formas raras da doença.

“O intercâmbio permitirá reunir casos dos dois hospitais, o que aumentará o universo de participantes estudados nas pesquisas”, afirma o médico Giovanni Cerri, professor titular da Faculdade de Medicina da USP e diretor geral do Instituto do Câncer.

Nas últimas décadas, o estudo sistemático de formas menos freqüentes de câncer, como os hereditários, por exemplo, foi fundamental para ampliar o conhecimento sobre a doença. Identificando os genes que estavam alterados nessas variantes, os pesquisadores conseguiram entender melhor como se comportam os cânceres esporádicos, que são causados por diversos fatores e representam a grande maioria dos casos.

Outro campo de estudos que se beneficiará com a parceria entre as duas instituições é a pesquisa de imagens moleculares, inédita no Brasil. Um acordo firmado com a multinacional GE fornecerá ao Instituto e a hospitais parceiros, como o AC Camargo, o radioisótopo FDG marcado, que ajudará os cientistas a produzir imagens funcionais dos tumores.

“Esse recurso permite acompanhar a atividade metabólica do tumor e, com isso, possivelmente identificar mais precocemente metástases que não seriam detectadas por métodos de imagem convencionais” explica Roger Chammas, coordenador da área de pesquisa básica em Oncologia do Instituto do Câncer.

Inaugurado em maio deste ano, o Instituto do Câncer de São Paulo é fruto do investimento de R$ 270 milhões da Secretaria de Estado da Saúde e tem gerenciamento da Faculdade de Medicina da USP. Quando estiver em pleno funcionamento, o novo hospital realizará por mês cerca de 1,5 mil internações, 33 mil consultas ambulatoriais, 1,3 mil cirurgias, 6 mil  sessões de quimioterapia e 420 de radioterapia.

Secretaria da Saúde