Instituto do Câncer faz palestra sobre vício em tabaco amanhã

Palestra faz parte da programação da Semana Antifumo da instituição

ter, 26/05/2009 - 12h00 | Do Portal do Governo

O Instituto do Câncer de São Paulo Octavio Frias de Oliveira (Icesp) vai promover um debate para lembrar o Dia Mundial Sem Tabaco nessa quarta-feira, 27. O evento, marcado para às 10h30, será aberto ao público e terá como palestrantes o clínico geral Dr. Júlio Oliveira e o pneumologista Dr. Gustavo Prado.

Os médicos vão falar sobre o tema “Tabagismo: malefícios à saúde e a nova legislação estadual”. Sancionada em 7 de maio pelo governador José Serra, a nova legislação paulista acaba com os fumódromos e alinha o Estado de São Paulo às tendências internacionais de restrição do tabaco em ambientes fechados, já adotada com sucesso em cidades como Paris, Nova York e Buenos.

No final da apresentação, o público vai receber folhetos com as informações discutidas e dicas de como parar de fumar.

Legislação

Pela nova lei, que entra em vigor em agosto, não será permitido consumir cigarros, charutos, cigarrilhas, charutos, cachimbos, narguiles ou quaisquer outros produtos de fumo em bares, restaurantes, danceterias, boates, cinemas, shoppings, bancos, supermercados, açougues, padarias, farmácias, repartições públicas, instituições de saúde e escolas.

Ficam excluídos da restrição apenas os locais de culto religioso onde o fumo faça parte do ritual, instituições de saúde que tenham pacientes autorizados a fumar pelo médico responsável, vias públicas, residências e estabelecimentos exclusivamente destinados ao consumo de produtos fumígenos, com cadastro da Vigilância Sanitária para funcionarem, como tabacarias.

Serviço

Palestra “Tabagismo: malefícios à saúde e a nova legislação estadual”
Data: 27 de maio de 2009
Horário: Quarta-feira, às 10h30
Local: Instituto do Câncer do Estado de São Paulo
Av. Dr. Arnaldo, 251, Cerqueira César / SP – Térreo Torre Verde
Entrada gratuita

Do Icesp