Instituto de Zootecnia completa 95 anos de inovações tecnológicas

Instituto é vinculado à Secretaria Estadual da Agricultura e Abastecimento

sex, 07/07/2000 - 19h39 | Do Portal do Governo

O Instituto de Zootecnia (IZ), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA), completa 95 anos, este mês, sob a égide de desenvolvimento tecnológico dirigido à pecuária paulista. Mantendo-se atualizado para atender à demanda do mercado e dos pecuaristas, desde março, o IZ vem aplicando tecnologia de produção de vitelos, no Vale do Paraíba. Esta pesquisa é uma das ações da SAA dirigidas ao incremento do agronegócio na região. Em parceria com a COMERQ Agropecuária e Comércio, de Taubaté, o projeto foi desenvolvido no Núcleo de Pesquisas Zootécnicas do IZ, em Pindamonhangaba. O objetivo é o melhor aproveitamento econômico para bezerros, normalmente vendidos a preços baixos e, além do mais, pode se transformar numa alternativa econômica para produtores de gado leiteiro.
A carne branca e macia do vitelo, muito apreciada na Europa, é obtida
por meio de condições especiais, como o confinamento em espaços higienizados
diariamente, além de uma alimentação sem ferro, para se evitar a coloração
vermelha. Até os 50 dia, o animal recebe basicamente líquidos (sem leite materno) e se alimenta de ração até o periodo de abate, aos cinco meses. A
obtenção do vitelo advém de matrizes leiteiras holandesas Preto e Branco e
Mantiqueira. O plano de trabalho para a criação do vitelo estabelece a formação de pessoal para este manejo zootécnico, além de equipe para detecção de problemas, avaliação e estabelecimento de procedimentos de difusão da tecnologia, por parte do IZ e, pela iniciativa privada, o fornecimento dos animais e sua alimentação.
Na COMERQ, que recebeu da SAA as instalações do galpão e assistência
técnica, são produzidos mensalmente 500 vitelos, sendo abatidos mensalmente 60
animais, para atender o mercado, basicamente, butiques de carne de São Paulo. Os animais prontos pesam entre 180 e 200 quilos.

Histórico do Instituto de Zootecnia

Em 15 de julho de 1905 foi criado, no bairro da Moóca, em São Paulo, o Posto Zootécnico Central, sendo transferido, para o Parque da Água Branca, em 1929. Pioniero em pesquisas zootécnicas, o atual Instituto de Zootecnica (IZ) foi instituido em 1970 e, cinco anos depois, foi transferido para a sua sede atual, no município de Nova Odessa.
No decorrer de sua história foram estabelecidas algumas diretrizes, como
a da parceria e convênios com a iniciativa privada, hoje prioridade na execução de projetos de cooperação tecno-científica e produção de bens e serviços. Esta interação com pecuaristas, empresas, centros de ensino, órgãos públicos e financiadores transforma o IZ em agente fundamental na pecuária. O Instituto atua nas áreas do bovino de corte e de leite, bubalinos, ovinos, caprinos, equídeos, suínos, bicho-da-seda, abelhas e plantas forrageiras.
Sua importância extrapola as fronteiras ao fornecer material genético para o melhoramento animal, a outros estados e para o exterior.
O IZ tem 12 Centros Científicos, onde se agrupam pesquisadores nos Núcleos de Pesquisa Zootécnica situados em: Ribeirão Preto, Sertãozinho, Pindamonhangaba, Nova Odessa, Brotas, Gália, São José do Rio Preto, Colina,
Andradina, Itapetininga, Itapeva e Registro.