Instituto de Terras recebe mais duas áreas que vão beneficiar trabalhadores rurais

Juntas, as fazendas somam cerca de 1.000 hectares, suficiente para assentar mais de 40 famílias

qua, 28/10/2009 - 9h00 | Do Portal do Governo

Duas novas áreas – em Riversul e Itaporanga, ambas na região Sudoeste do Estado – foram destinadas pela Universidade de São Paulo (USP) ao Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp), para aproveitamento em benefício de trabalhadores rurais. A cerimônia de assinatura do Termo de Permissão foi realizada na semana passada, 21, com as presenças do secretário da Justiça da Defesa da Cidadania, Luiz Antonio Marrey; do diretor executivo do Itesp, Gustavo Ungaro; da reitora da USP, Suely Vilela; e o diretor ajunto de Recursos Fundiários do Itesp, Gabriel Veiga. 

As duas fazendas, juntas, somam cerca de 1.000 hectares, suficiente para assentar mais de 40 famílias. A assinatura foi motivo de satisfação para o Itesp. “É importante ressaltar que ambas serão destinadas a trabalhadores rurais”, afirmou o diretor executivo, Gustavo Ungaro. Para não perder tempo, a fundação já tem prontos os processos de licenciamento ambiental para as duas áreas, cuja aprovação é necessária para que o processo de implantação de assentamento seja concretizado. Durante a assinatura do termo, o secretário Marrey sugeriu que o futuro assentamento em Riversul receba uma denominação que seja associada à Universidade de São Paulo, tanto para homenagear a iniciativa da USP quanto para aproximar a comunidade acadêmica dos trabalhadores rurais. 

A possibilidade de uso das áreas pelo Itesp foi possível graças ao decreto 53.775, de 9 de dezembro de 2008, do governador José Serra. O decreto autorizou a Fazenda do Estado a receber da USP, mediante permissão de uso e por prazo indeterminado, as duas áreas denominadas “Fazenda Can-Can” e “Fazenda Lajeado” localizadas, respectivamente, nos municípios de Riversul e Itaporanga.

Do Itesp