Instituto de Química da USP realiza cerimônia para celebrar jubileu de ouro

Espaço possui atualmente 126 professores, 190 servidores, 672 alunos de graduação, cerca de 400 alunos de pós-graduação

ter, 17/03/2020 - 12h31 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/USP Imagens

Uma cerimônia realizada na última semana reuniu dirigentes, docentes, funcionários e estudantes marcou as comemorações do 50º aniversário do Instituto de Química (IQ) da Universidade de São Paulo (USP).

“Festejamos 50 anos do Instituto de Química e também 85 anos do curso de Química da USP. A lembrança é de uma natureza mais individual. Cada um tem a sua lembrança. Já a memória, que é mais material e corresponde a um conjunto de informações, é importante para construir e manter as lembranças, evitando situações que aconteceram no passado”, ressaltou o diretor do IQ, Paolo Di Mascio, na abertura do evento, ao Jornal da USP.

A professora Shirley Schreier, aluna da turma de 1958 da antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL), destacou a história do instituto, desde sua origem, integrante do Departamento de Química da FFCL.

“Estamos comemorando a constituição e consolidação de um instituto que é um motivo de orgulho para a USP e para toda a sociedade paulista. As instituições não surgem do nada. Há sempre uma história por trás de tudo, um trabalho intenso de várias pessoas para a construção de uma instituição de sucesso”, salientou o reitor da universidade, Vahan Agopyan, ao Jornal da USP.

“Em 1934, nossos fundadores tinham a visão de que a educação de qualidade é imprescindível para a construção de uma sociedade. Nós temos que manter essa visão. Mesmo que as condições atuais não sejam as mais favoráveis, elas nos motivam a trabalhar ainda mais, produzir mais e fazer a diferença em nosso Estado”, completou.

Jubileu de Ouro

Em 1934, junto com a universidade, foi criada a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, com a visão de desenvolver uma cultura do ensino em um ambiente de pesquisa. Ao longo de três décadas, a FFCL se desenvolveu e surgiu a necessidade de seu desmembramento em vários institutos. Assim, nasceu o Instituto de Química, criado pelo Decreto 52.326, de 16 de dezembro de 1969.

“Passados 50 anos, o Instituto de Química possui atualmente 126 professores, 190 servidores, 672 alunos de graduação, cerca de 400 alunos de pós-graduação, 96 pós-doutores e cinco pesquisadores colaboradores, todos atuando de forma colaborativa e positiva para construir um instituto cada vez melhor”, salientou o vice-diretor, Pedro Vitoriano de Oliveira, ao Jornal da USP.

Durante a cerimônia também foram homenageados os diretores e outras pessoas que contribuíram para a consolidação do IQ e de sua história.