Instituto de Psiquiatria seleciona pacientes com Alzheimer

Os selecionados receberão acompanhamento terapêutico em grupo

qua, 22/07/2009 - 20h00 | Do Portal do Governo

O Centro de Reabilitação e Hospital-Dia Geriátrico do Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) realiza triagem de homens e mulheres acima de 60 anos, com diagnóstico de doença de Alzheimer para acompanhamento terapêutico em grupo. Os voluntários podem estar em estágio de leve a moderado da doença ou comprometimento cognitivo leve (problemas de memória, atenção e raciocínio).

O programa tem duração de 15 semanas e inclui atividades como estimulação cognitiva individual e em grupo, com uso de programas computadorizados e jogos de raciocínio, terapia ocupacional, arte-terapia, fonoaudiologia, fisioterapia e educação física. Familiares e cuidadores participam de grupos de apoio psicológico e psicoeducacional. Os pacientes devem entrar em contato diretamente com o instituto para participarem do grupo.

Treinamento para profissionais da área 

O local seleciona também profissionais da área que se interessarem para treinamento em Alzheimer. Os interessados devem estar formados ou cursando o último ano da graduação na área de saúde e ter disponibilidade para participar da atividade durante quatro horas por semana ao longo do próximo semestre. Esta atividade não será remunerada, já que tem como finalidade formar agentes multiplicadores destas modalidades de intervenção.

O profissional interessado deve enviar currículo e responder à seguinte pergunta: “Como espera utilizar o conhecimento adquirido após a conclusão das atividades?”, para o e-mail: glendads@gmail.com

Serviço

Endereço do Ipq: Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 255 – Cerqueira César – São Paulo – Próximo à Estação Clínicas do Metrô.
Mais informações: (11) 3069-7924
E-mail: glendads@gmail.com

da Secretaria da Saúde