Instituto de Psiquiatria do HC completa 60 anos

Data será comemorada com programação gratuita e aberta à população que inclui encontros e palestras

qua, 25/04/2012 - 17h19 | Do Portal do Governo

 

Palco das principais descobertas e avanços da psiquiatria no Brasil, o Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP completa 60 anos na quinta-feira, 26. Para comemorar, a unidade da rede pública estadual convida a população a conhecer o que faz, como faz e aonde pretende chegar nos próximos anos.

Nesta quinta-feira, o Ipq abrirá suas portas para uma série de atividades, encontros e palestras gratuitas. Para participar, basta escolher o tema/atividade de interesse e comparecer ao Instituto. A programação completa pode ser acessada pelo portal, no link Cursos e Eventos. Durante o “Ipq portas abertas” haverá mesa redonda sobre o estigma associado à doença mental. Os visitantes terão oportunidade de conhecer o hospital e conversar com dezenas de especialistas.

Referência

O Instituto é o mais avançado centro de assistência, ensino e pesquisa em psiquiatria e saúde mental da América do Sul. Em seis décadas, a instituição atendeu 2,3 milhões de pacientes, provenientes de todo o Brasil e também de outros países. Atualmente são realizados 20 mil atendimentos ambulatoriais mensais. 

Além de acompanhamento em hospital-dia, no qual os pacientes participam de diversas atividades voltadas à recuperação da qualidade de vida e reinserção social, o IPq também dispõe de unidades de internação para os casos agudos. Nesses leitos, o paciente pode ficar o tempo necessário para sua estabilização, e receber toda a assistência para sua reintegração ao convívio social. 

Desde 2006, com a conclusão da reforma e modernização de seu espaço físico, o IPq passou também por uma mudança conceitual. As antigas enfermarias gerais foram substituídas por enfermarias abertas especializadas, funcionando conjuntamente com os respectivos ambulatórios e favorecendo a interação dos pacientes entre si e com a equipe médica. O Instituto de Psiquiatria fica na rua Dr. Ovídio Pires de Campos, 785, Cerqueira César, zona oeste da capital.

Do Portal do Governo do Estado