Instituto de Psiquiatria discute depressão e transtorno bipolar

Evento é promovido pelo Grupo de Estudos de Doenças Afetivas (Gruda), do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da

dom, 18/05/2008 - 16h42 | Do Portal do Governo

A medicação no tratamento de depressão e do transtorno bipolar: importância e dificuldades é o tema da palestra que será realizada no dia 30 de maio, das 13 às 15 horas, no Anfiteatro do Instituto de Psiquiatria – Rua Doutor Ovídio Pires de Campos, 785, São Paulo.

O evento gratuito é promovido pelo Grupo de Estudos de Doenças Afetivas (Gruda), do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP). Destina-se aos portadores das doenças, familiares e demais interessados no assunto.

Há quase oito anos o Gruda realiza encontros mensais, abertos ao público interno (pacientes e familiares) e à comunidade para explicar certos aspectos da depressão e do transtorno bipolar.

Se você ou algum conhecido apresenta alteração de sono, falta de apetite, desmotivação para viver, perda de interesse generalizado, pensamentos negativos e mau humor, cuidado! “Se estes sintomas persistirem por mais de duas semanas seguidas é recomendável procurar um psicólogo ou psiquiatra para analisar a possibilidade de depressão”, orienta o psiquiatra Frederico Navas Demetrio, coordenador do Gruda e um dos palestrantes. Ele conta que, ao longo da vida, 15% da população mundial manifesta o problema de saúde.

A doença vai muito além de uma simples tristeza. Numa pessoa sadia, a melancolia é momentânea e surge por alguma situação desconfortável. Já no depressivo, a falta de alegria é mais intensa e acompanha outras alterações fisiológicas.Suicídio – O problema psíquico provém de vários fatores: hereditários, ambientais (submeter-se a situações que geram excessivo estresse) e médicos. Contrair certas doenças geradoras de depressão como câncer, aids e aquelas que comprometem o desempenho do sistema nervoso central, dos hormônios e da tireóide, são causas médicas da moléstia. Demetrio explica ainda que otratamento quimioterápico e o consumo de alguns medicamentos (compostos de corticóide, por exemplo) também podem desencadear crises depressivas.

A cura exige tratamento médico, pois não existe melhora espontânea da depressão. Para a maioria dos pacientes, o profissional recomenda medicamentos antidepressivos e psicoterapia. Casos graves são submetidos a eletroconvulsoterapia – anestesia com choques no cérebro para redução dos sintomas psíquicos. Quinze por cento dos depressivos cometem suicídio. “Isso sem contar as diversas tentativas”, alerta.

Poder da fé – “Os doentes que têm fé, independente da religião, melhoram progressivamente seu quadro clínico. Isto vale para qualquer doença”, avalia Demetrio. A crença religiosa associada ao tratamento médico beneficia o organismo: mais imunidade e melhor desempenho do sistema nervoso e das glândulas hormonais. As atividades físicas realizadas freqüentemente também ajudam.

Transtorno Bipolar atinge 1% da população

De acordo com a Associação Brasileira de Transtorno Bipolar (ABTB), a doença é caracterizada por alterações de humor e depressão alternando-se com euforia (denominada mania), em diversos graus de intensidade.

O transtorno bipolar (TB) tipo I apresenta episódios de depressão e de mania e atinge 1% da população geral. Quadro mais brando, o TB tipo II, pode comprometer até 8% das pessoas no mundo. Estima-se que cerca de 1,8 a 15 milhões de brasileiros sejam portadores de transtorno bipolar.

Dados da Organização Mundial de Saúde da década de 1990 apontam que a TB foi a sexta maior causa de incapacitação do mundo.

A ABTB divulga também que o suicídio é a causa mais freqüente de morte, principalmente entre os jovens. Aproximadamente 50% dos portadores tentam suicídio ao menos uma vez e 15% efetivamente o cometem. Doenças clínicas como obesidade, diabetes e problemas cardiovasculares são mais freqüentes entre as pessoas portadoras de transtorno bipolar.SERVIÇO

Inscrições para a palestra A medicação no tratamento de depressão e do transtorno bipolar: importância e dificuldades podem ser feitas pelo telefone (11) 3069-6648 até o dia 27 de maio. Há 100 vagas.

Mais informações no site www.hcnet.usp.br – link Cursos e Eventos

Da Agência Imprensa Oficial

(M.S.)