Instituto de Pesos e Medidas fecha balanço com principais denúncias registradas em 2014

Dos 6.073 atendimentos, 34% resultaram na reprovação pelo IPEM-SP; brinquedos aparecem na lista dos itens com maior índice de reprovação no pós-denúncia

qua, 21/01/2015 - 18h38 | Do Portal do Governo

O IPEM-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), acaba de fechar balanço com as principais reclamações e denúncias registradas ao longo de 2014 pela ouvidoria do instituto. Dos 6.073 atendimentos, 34% resultaram na reprovação pelo IPEM-SP dos respectivos instrumentos, produtos ou serviços após a inspeção, como brinquedos, eletrodomésticos, bombas de combustível e balanças.

Os brinquedos aparecem na lista dos itens com maior índice de reprovação no pós-denúncia, ou seja, inspeção por agentes do IPEM-SP, após reclamação junto à ouvidoria do instituto. Em 88% dos casos registrados, o produto não apresentava o selo de conformidade do Inmetro, que é obrigatório para garantir que o brinquedo passou por testes de segurança e que não representa riscos para a saúde e segurança de bebês e crianças.

No caso das bombas de combustível, cidadãos que desconfiaram do produto fornecido nos postos de abastecimento também realizaram denúncias. Cerca de 6% das reclamações sobre bombas de combustível resultaram em reprovações. Já as balanças (localizadas  seus diversos usos – em supermercados, hortifrútis, entre outros – apresentaram índice de 18,4% de reprovação após análise do IPEM-SP.

A lista completa do ranking da ouvidoria do IPEM-SP está disponível no link.

Do Portal do Governo do Estado