Instituto de Pesos e Medidas do Estado celebra 52 anos de atividades

IPEM realiza atividades de controle metrológico em todo o território paulista, atuando como órgão delegado do Inmetro

dom, 28/04/2019 - 9h58 | Do Portal do Governo

Uma cerimônia realizada na última quarta-feira (24) marcou os 52 anos de atividades do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (IPEM), vinculado à Secretaria da Justiça e Cidadania.

Vale lembrar que o IPEM foi criado em 1967, por decreto do então governador Roberto Costa de Abreu Sodré, ficando vinculado à Secretaria do Trabalho, Indústria e Comércio, com a finalidade de executar, nos termos da delegação do extinto Instituto Nacional de Pesos e Medidas (INPM), criado meses antes pelo Governo Federal.

Em 1973, com a criação do Inmetro, o IPEM recebeu a delegação de autarquia federal para realizar as atividades de controle metrológico no Estado de São Paulo, atuando como órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), com uma equipe de fiscalização formada por especialistas e técnicos que realiza diariamente operações de fiscalizações rotineiras em balanças, bombas de combustíveis, medidores de pressão arterial e outros materiais.

Proteção

O IPEM tem o papel de proteger o consumidor para que leve para casa a quantidade exata de produto pela qual pagou. O secretário da Justiça e Cidadania, Paulo Dimas Mascaretti, participou da cerimônia e destacou a importância do órgão na defesa do consumidor e no combate a fraudes. “O IPEM é uma marca importante, uma instituição emblemática”, ressalta.

A plateia foi formada por diretores e servidores das 18 regionais. De acordo com o secretário, todos os órgãos do Estado precisam trabalhar com planejamento e inovação para vencer a burocracia e atuar com o máximo de transparência e governança, otimizando os recursos.

“O grande patrimônio do IPEM são seus servidores. Eles detêm a expertise. Cada um tem a responsabilidade de fazer o melhor dentro de suas competências”, salienta Paulo Dimas Mascaretti.

“A cerimônia foi singela na forma, mas muito significativa para os servidores do órgão”, avalia o superintendente do IPEM, Ricardo Gambaroni. Pouco antes, o gestor falou aos funcionários sobre os desafios e metas para a modernização do órgão, ao destacar o papel do instituto na defesa da cidadania e da livre concorrência.