Instituto de Pesos e Medidas de SP fiscaliza empresas de gás natural

Operação realizada autuou 36 das 39 oficinas visitadas, em 15 municípios do Estado de São Paulo

dom, 11/05/2008 - 10h36 | Do Portal do Governo

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, realizou ampla operação de fiscalização nas oficinas instaladoras de gás natural veicular (GNV) e de manutenção de extintores de incêndio. Essas empresas devem estar registradas no Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), que regulamenta o setor.

As visitas foram realizadas em 15 municípios do Estado. Como resultado, 36 das 39 oficinas fiscalizadas foram autuadas, por falta de registro no órgão federal, do qual o Ipem é o braço fiscalizador. Os agentes do recém-criado Núcleo de Fiscalização de Serviços do Ipem-SP autuaram 17 estabelecimentos de manutenção de extintores e 19 instaladoras de GNV.

De acordo com o fiscal João Aparecido Pascoal, a ação ocorre em resposta ao aumento das reclamações na Ouvidoria do instituto. “Em 2006 chegamos a ter 234 empresas de gás natural veicular registradas no Inmetro. No começo de 2008 esse número caiu para 194”, afirma Pascoal.

O caso das oficinas de manutenção de extintores é mais específico. Em 2006 houve mudança no mecanismo de avaliação, que implicou o recadastramento dessas empresas no Inmetro. Desde então, 162 solicitaram o registro, sendo que apenas 92 oficinas receberam autorização para funcionar. A queda no número de empresas registradas chamou a atenção do Ipem-SP, que decidiu intensificar a verificação.

Além dos setores de GNV e de extintores, outras cinco atividades serão fiscalizadas pelo Núcleo de Fiscalização de Serviços: reformadoras de pneus, descontaminação de equipamentos utilizados no transporte de produtos perigosos, fabricação de quebra-mato, engate e de sistemas automáticos de fiscalização de trânsito.

Serviço:

Dúvidas, reclamações ou denúncias, consumidor

pode recorrer ao serviço da Ouvidoria do Ipem:

Telefone 0800 0130522

De segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas

E-mail ouvidor-ipem@ipem.sp.gov.br

No site www.ipem.sp.gov.br, pode obter informações sobre a legislação metrológica e da qualidade vigente no País.

Do Ipem