Instituto de Pesca recebe unidade de pesquisa modernizada

Unidade de Ubatuba estuda peixes marinhos e promove desenvolvimento tecnológico

qui, 25/11/2010 - 20h00 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo apresentou nesta quinta-feira, 25, em Ubatuba, a estrutura reformada e modernizada do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento do Litoral Norte do Instituto de Pesca (IP), vinculado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta). Estiveram presentes o secretário adjunto de agricultura e abastecimento do Estado de São Paulo, Antonio Julio Junqueira de Queiroz, o diretor do IP, Edison Kubo, pesquisadores, pescadores e autoridades da região.

Para o pesquisador e diretor do Núcleo, Marcus Henrique Carneiro, os investimentos, de cerca de R$ 500 mil (oriundos de recursos do Tesouro do Estado e captações externas), permitirão à unidade dar um salto qualitativo no desenvolvimento de pesquisas e geração de tecnologias nas áreas de pesca e maricultura,

O Núcleo desenvolve trabalhos focados em atividades de cultivos de peixes marinhos (garoupas e vermelhos como Serranídeos e Lutjanídeos), desenvolvimento tecnológico de tanques-rede, pesquisas de criopreservação de sêmen e estudos de reversão sexual, necessários ao desenvolvimento da piscicultura marinha no Estado. Além disso, conduz o Programa de Monitoramento da Atividade Pesqueira, que proporciona visibilidade ao setor produtivo regional e contribui com as políticas estaduais, municipais e federais de pesca.

Alga marinha e indústria

No mesmo dia, no Paço Municipal, foi assinado Termo de Cooperação Técnica entre a Secretaria de Agricultura – através do Instituto de Pesca, a Prefeitura Municipal de Ubatuba e a Associação de Maricultores do Estado de São Paulo (AMESP), com repasse ao setor produtivo de matrizes de alga marinha, cujo produto dela retirado (carragenina) – em sua quase totalidade importada – serve como matéria-prima em indústrias como alimentícia, têxtil, farmacêutica e de cosméticos.

De acordo com Carneiro, o trabalho de desenvolvimento de cultivo da alga Kappaphycus alvarezii foi realizado pelo Instituto de Pesca com a colaboração de pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP).

Durante o período de mais de 10 anos de estudo, as pesquisas transcorreram em diversas linhas: desde o desenvolvimento de técnicas e padrões de cultivo, passando pela obtenção de novas linhagens e, por ser espécie exótica, a sua potencialidade de bioinvasão, fundamental para o licenciamento ambiental dos cultivos. “Com isso, a entrega das matrizes ao setor produtivo vem coroar o trabalho em sua fase de finalização, com o repasse da tecnologia e, claro, do conhecimento gerado para o setor produtivo”.

Da Secretaria de Agricultura