Instituto de Medicina e Criminologia investe em tecnologia de ponta

O objetivo é agilizar e melhorar a prestação de seus serviços à população do Estado

dom, 27/07/2008 - 18h12 | Do Portal do Governo

O Instituto de Medicina Social e de Criminologia do Estado de São Paulo (Imesc), órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, está investindo na modernização e ampliação de seus sistemas informatizados. O objetivo é agilizar e melhorar a prestação de seus serviços à população do Estado, tais como investigação de paternidade e perícia médica.

Considerado um dos mais modernos centros de investigação de paternidade do mundo, o Imesc realiza perícias nas mais diversas especialidades médicas, inclusive psiquiátrica. Seus laudos subsidiam as autoridades judiciárias e policiais em questões que esbarram em matéria médica. Para se ter uma idéia, por mês chegam ao Imesc cerca de 6 mil solicitações para exames de comprovação de paternidade e 9 mil solicitações para exames de perícia médica.

Grande parte – em torno de 90% – é encaminhada pela Justiça, mas também vêm pedidos da Defensoria Pública do Estado. Para atender tal demanda, foi necessário investir na renovação do parque tecnológico, pois os sistemas utilizados atualmente pela instituição encontram-se defasados tecnologicamente e, por terem sido implantados em diferentes épocas, não funcionam de forma integrada.

No novo projeto, que tem por base um Plano Diretor de Informática produzido no final de 2007 pela Prodesp – Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo, a plataforma dos novos aplicativos será mais flexível e com maior gama de recursos, permitindo a adoção de novas funcionalidades. Além de abranger o trânsito de informações entre as áreas de Protocolo, Paternidade e Medicina Legal, e a expedição dos exames, a informatização ainda envolve sistemas administrativos.

Fim do retrabalho

As solicitações de exames chegam ao Imesc por meio de ofícios que são cadastrados na Divisão de Protocolo e posteriormente enviadas, de acordo com o pedido, para a Divisão de Paternidade ou de Medicina Legal. “Hoje, como as bases de dados existentes não são integradas, conforme a solicitação vai tramitando é preciso sair de um sistema e entrar em outro. Há retrabalho, com a digitação da mesma informação mais de uma vez”, diz Vanessa Helen Kiral Santaella, Chefe de Gabinete do Imesc.

Com o novo Sistema Integrado de Medicina Social e de Criminologia, totalmente modular e desenvolvido com tecnologia web pela Prodesp, haverá maior agilidade no andamento das solicitações e liberação de mão-de-obra para outras atividades. “A solicitação será cadastrada ao entrar no Imesc e, a partir daí, apenas as novas informações de cada andamento serão incluídas”, explica Vanessa Santaella.

Integração com o TJ

O próprio cadastramento do ofício com a solicitação dos exames será facilitado. Um convênio, já negociado, permitirá que as informações digitadas no Tribunal de Justiça no momento de feitura do ofício possam ser importadas automaticamente para o sistema do Imesc. “O sistema está preparado, inclusive, para que futuramente, desde que haja um convênio entre o Imesc e o Tribunal de Justiça, tanto o ofício de solicitação quanto o resultado dos exames tramitem entre as duas instituições de forma totalmente eletrônica. Tecnologias de segurança, como criptografia e certificação digital, garantirão a integridade e a validade desses documentos eletrônicos”, esclarece Cléia Aparecida da Silva Zanetti, analista da Prodesp.

O andamento dos exames, que antes estava disponível aos órgãos solicitantes e às partes envolvidas apenas por telefone, poderá ser acompanhado pela Internet, melhorando sensivelmente a disponibilização de informações aos interessados. Entre outras novidades, o sistema terá, ainda, um Vade Mecum, glossário eletrônico com a terminologia utilizada no trabalho do Imesc, que poderá ser consultado internamente pelas diferentes áreas do Instituto como ferramenta de apoio para a elaboração de documentos.

A parte administrativa também integra o sistema, compreendendo módulos de controle de estoque, de patrimônio, de freqüência de funcionários e de gestão de processos internos. Todos os aplicativos, tanto aqueles voltados para as atividades-fim quanto os de apoio administrativo, serão acessados a partir da Intranet do Imesc e estarão hospedados no Data Center da Prodesp, que possui toda a infra-estrutura de segurança física e lógica para garantir a integridade e disponibilidade das informações.

A execução do Plano Diretor de Informática do Imesc começou pelos sistemas de apoio administrativo. Os de controle de estoque e de patrimônio já foram implantados; o de gestão de processos e a Intranet estão em fase de implantação. Além dos novos sistemas, o Imesc vai expandir em cerca de 40% sua rede de computadores, que também foi implementada pela Prodesp e possui hoje 144 pontos de acesso. “A modernização da estrutura de informática do Imesc trará ótimos resultados para o seu fluxo interno de trabalho e de informações. E será melhor ainda para os órgãos que solicitam os laudos e o próprio cidadão, uma vez que os serviços prestados pelo Instituto deverão se tornar mais ágeis”, conclui Leão Carvalho, Presidente da Prodesp.

Da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania