Instituto de Estudos Brasileiros traz mostra sobre cartografia

Exposição explora o universo da produção, circulação e consumo da cartografia impressa entre os séculos XVI e XIX

qua, 14/02/2007 - 19h13 | Do Portal do Governo

Até o dia 29 de abril, o Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP apresenta a mostra Mapas em movimento: a criação de mundos imaginários. A exposição explora o universo da produção, circulação e consumo da cartografia impressa entre os séculos XVI e XIX com o objetivo de destacar o potencial interpretativo desses objetos da cultura material que, retirados do seu contexto original, adquiriram aura de obra de arte.

O roteiro da exposição enfoca três aspectos do processo de valorização simbólica e econômica dos mapas antigos: Gabinete de impressão: saberes e técnicas; Mapas e Impérios: de instrumentos de conquista ao imaginário imperial; e Da dádiva à mercadoria: circulação e consumo.

Com recursos de informática, o ambiente das casas editoriais flamengas, nas quais iniciou-se a era da reprodutibilidade técnica da cartografia, foram reproduzidos na exposição. De exemplares únicos, eles passaram a ser reproduzidos em larga escala.

A exposição acontece das 9 às 18 horas e a entrada é gratuita. O IEB fica na Av. Prof. Mello Moraes, travessa 8, nº 140, Cidade Universitária, São Paulo. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3091-3247/114.

Da Agência USP de Notícias

(R.A.)