Instituto de Estudos Avançados de São Carlos lança site de pesquisa científica

Principal objetivo é aproximar a universidade do estudante de ensino médio da rede pública

dom, 02/09/2007 - 10h58 | Do Portal do Governo

Por que o céu é azul? Respondida, em vídeo, pelo professor Vanderlei Salvador Bagnato, do Instituto de Física de São Carlos da USP, a dúvida do estudante Bruno Correia está esclarecida no IEADifusão, o portal lançado no dia 22 pelo Instituto de Estudos Avançados de São Carlos (Ieasc). Depois de um cadastro prévio simples, qualquer pessoa pode enviar sua questão, desde que em vídeos breves, de até 30 segundos – o site dá as instruções quanto à gravação e ao envio. A equipe do IEADifusão consulta professores e pesquisadores da USP de São Carlos e coloca o material no ar – na seção Quero Saber.

Há espaço tanto para curiosidades como para indagações menos prosaicas: por que ainda não foi inventado o caldo de cana diet? Se Deus é a origem da vida, por que não provaram sua existência? Como é o comportamento reprodutivo do pica-pau? Quero Saber sintetiza a proposta do projeto: “Divulgar temas de atualidade relacionados à ciência, tecnologia e educação com linguagem acessível e recursos audiovisuais e interativos”, conforme texto publicado no próprio site.

A audiência, em grande parte, deverá ser formada por estudantes, que encontram ali entrevistas, crônicas e reportagens a lhes servir de fontes de pesquisa. O mesmo artigo informa que as matérias, imagens e programas “podem ser republicados como material jornalístico e utilizados nas escolas como conteúdo de apoio educacional”. O IEADifusão é um projeto da Agência Multimídia de Educação e Comunicação Científica, criada pelo Ieasc no mês de março.

Outra seção que ocupa lugar de destaque é Eu Pesquiso, na qual alunos de mestrado e doutorado da USP de São Carlos explicam seus temas de pesquisa, os objetivos e a aplicação dos estudos. São depoimentos sucintos, em vídeos de no máximo um minuto.Consulta ao público – “Nossa principal meta é fazer um trabalho de difusão que aproxime a universidade do estudante de ensino médio da rede pública”, espera Francisco Belda, diretor editorial da Agência Multimídia. Pesquisa piloto feita pela equipe do IEADifusão consultou cem estudantes de ensino médio de uma escola estadual de São Carlos. “Levantamento confirmou o que nós intuíamos: a maioria dos estudantes prefere vídeo. Essa preferência foi fundamental para conceber os programas”, afirma Belda.

Além de atender a um desejo expresso pelo público do portal, o investimento em recursos audiovisuais representa distinção considerável. “A maioria dos sites de divulgação científica trabalha com textos, são noticiosos. Para os pesquisadores, isso é muito interessante, mas os estudantes não freqüentariam com regularidade um site apenas com textos. E a gente precisava dar a ele a oportunidade de interagir”, diz o diretor editorial da Agência Multimídia.

Mesmo algumas das matérias de estrutura convencional publicadas no IEADifusão podem apresentar opções alternativas, além da simples leitura. Trata-se de uma seção multimídia. O repórter vai a campo, faz a reportagem e dela extrai um texto – mas não só. Produz uma apresentação multimídia, com imagens e narração. “Oferecemos a versão em texto e uma opção de leitura multimídia. Não vamos abrir mão de dar o texto, porque é importante para o saber formal e solidificado”, explica Belda.

Além dos recursos interativos audiovisuais notados em Quero Saber e Eu pesquiso, destaca-se a seção Mural da Escola, na qual alunos e professores podem publicar material didático em formatos variados, do texto à videoaula. O IEADifusão foi desenvolvido a partir de projeto financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com diversos parceiros.

Cauê Muraro

Da Agência USP de Notícias

SERVIÇO: Portal IEADifusão pode ser acessado pelo site www.ieadifusao.com.br

(R.A.)