Instituto de Estudos Avançados da USP define temas para 2008

Programação já conta com uma série de temas a serem abordados em conferências, seminários, debates e estudos.

qua, 26/12/2007 - 11h22 | Do Portal do Governo

A programação de atividades do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP para 2008 já conta com uma série de temas a serem abordados em conferências, seminários, debates e estudos. Outros temas serão detalhados no início do ano e resultarão em eventos públicos e projetos de pesquisa.

Formação universitária

No primeiro semestre, o IEA realizará um ciclo de conferências e painéis sobre o tema “Formação Universitária: como Preparar o Brasil para o Futuro?”. A primeira conferência será de Irineu Tadeu Velasco, do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), no dia 5 de março, às 14 horas. Velasco falará sobre “Pós-Graduação e Formação Profissional na Área Médica”. Os debatedores serão Nestor Schor, da Universidade Federal de São Paulo, e Emmanuel Burdmann, da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto. Ainda em março, haverá conferência de Jorge Almeida Guimarães, presidente da Capes.

O ciclo já conta com o apoio da Associação Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular e da Associação Brasileira de Física. A coordenação do ciclo é de Hernan Chaimovich, vice-diretor do IEA. A programação está em fase de detalhamento e novas parcerias institucionais serão estabelecidas.

Inovação tecnológica

Dando continuidade aos debates sobre inovação tecnológica, o IEA realiza no dia 12 de março, às 14 horas, o seminário “Desafios e Instrumentos da Política Industrial no Brasil”, com exposições de Hélio Nogueira da Cruz e Roberto Vermulm, ambos da FEA/USP. Segundo Cruz, “as grandes transformações científicas e tecnológicas ocorridas nos últimos anos no cenário internacional exigem respostas por parte do governo e do setor produtivo para que se aproveitem as oportunidades de modernização e se evitem os riscos de perda de competitividade”.

História do Brasil

Outro encontro previsto para o primeiro semestre é o debate com os historiadores Carlos Guilherme Mota e Adriana Lopez por ocasião do lançamento do livro “História do Brasil — Uma Interpretação”, de autoria de ambos e a ser publicado numa co-edição da Editora Senac e da Universidade de Salamanca. Mota é professor titular da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP e da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie e professor da Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas. Foi o primeiro diretor do IEA, onde atualmente coordena o Grupo de História das Idéias Contemporâneas. Entre suas obras estão “Ideologia da Cultura Brasileira 1933-1974” e “Juristas na Formação do Estado-Nação Brasileiro: do Século XVI a 1850”. Adriana Lopez é autora dos livros “Franceses e Tupinambás na Terra do Brasil” e “Guerra, Açúcar e Religião no Brasil dos Holandeses”, entre outros.

Direitos Humanos

Em 2008, a Cátedra Unesco de Educação para a Paz, Direitos Humanos, Democracia e Tolerância, coordenada pelo sociólogo Sergio Adorno, trabalhará com dois temas principais: “Desigualdades e Diferenças: Gênero, Geração, Etnia e Diversidade Sexual” (primeiro semestre) e “As Instituições de Proteção e Promoção dos Direitos Humanos” (segundo semestre).

Entre outras atividades em planejamento para o próximo ano estão a realização de um seminário internacional sobre a África, a continuidade das discussões sobre a América do Sul e outros temas internacionais e encontros sobre mudanças globais, ciência e tecnologia e políticas públicas para diversos setores da vida brasileira. A revista “Estudos Avançados”, por sua vez, já definiu o tema do dossiê da próxima edição (62), a ser lançada em abril: “Nação, Nacionalismos”.

Com informações da assessoria do IEA

Da USP

(L.F.)