Instituto de Economia Agrícola retoma análise de preços agrícolas

Instituto disponibilizará análises e balanço dos preços agrícolas de 20 produtos recebidos pelo produtor paulista

qui, 15/02/2007 - 21h22 | Do Portal do Governo

O Instituto de Economia Agrícola (IEA-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, retomou a elaboração e análise dos preços agrícolas quadrissemanais. O Índice Quadrissemanal de Preços Agropecuários Recebidos (IqPR), que começa a ser divulgado a partir deste mês, possui metodologia diferente da utilizada anteriormente no IPR (Índice de Preços Recebidos pelos Agricultores) e, portanto, os dois índices não são passíveis de comparação.

O novo índice – elaborado pelos pesquisadores Eder Pinatti, Raquel Castellucci Caruso Sachs e José Alberto Ângelo, com a colaboração de José Sidnei Gonçalves – é composto pelos 20 principais produtos do agronegócio, que estão divididos em dois grupos: vegetal (café, amendoim, arroz, batata, cana-de-açúcar, feijão, milho, soja, tomate para mesa, trigo, laranja para indústria, laranja para mesa, algodão e banana) e animal (carne suína, carne bovina, leite B, leite C, carne de frango e ovos).

As cotações desses produtos são levantadas diariamente pelo IEA nas principais praças formadoras de preços do Estado de São Paulo. Estes preços são divulgados no Boletim Diário de Preços do IEA. Serão calculados, analisados e divulgados os valores do IqPR, do IqPR-V (Índice Quadrissemanal de Preços Recebidos de origem Vegetal) e do IqPR-A (Índice Quadrissemanal de Preços Recebidos de origem Animal).

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Agricultura e Abastecimento

(R.A.)