Instituto de Botânica lança livro sobre a história do pau-brasil

“Pau-brasil – da semente à madeira” traz estudos históricos, pesquisas científicas e uso na confecção de arcos de violino

qui, 11/09/2008 - 15h40 | Do Portal do Governo

Pesquisadores científicos, um músico e um arqueteiro, artesão especializado na fabricação de arcos para violinos, estes são os autores do livro “Pau-brasil – da semente à madeira”, com textos sobre os aspectos históricos e econômicos dessa árvore, além de estudos científicos atualizados, com informações inéditas sobre a sua fisiologia, áreas de ocorrência e ações para a sua preservação.

O livro, publicado pelo Instituto de Botânica, órgão da Secretaria do Meio Ambiente, vai ser lançado no próximo dia 15 de setembro, às 10h30, no anfiteatro da instituição, na Avenida Miguel Stéfano, 3.687, Portão 2, no Bairro da Água Funda, em São Paulo.

No local, será possível apreciar vários pés de pau-brasil, alguns com cerca de 40 anos de idade, já começando exibir as primeiras florações que, este ano, está ocorrendo com atraso. E, durante o lançamento, haverá a apresentação de um quarteto de violinos que irá, naturalmente, utilizar arcos confeccionados com a madeira de pau-brasil.

A publicação será comercializada por R$ 65,00. Mais informações podem ser obtidas no Setor de Vendas do Instituto de Botânica, pelo telefone 11-5073.6300, ramal 313.

Árvore-símbolo

O livro, com 184 páginas fartamente ilustradas, inclusive com reproduções de textos dos séculos XVI e XVII, foi organizado pelos pesquisadores Rita de Cássia Leone Figueiredo Ribeiro, Claudio José Barbedo, Edenise Segala Alves, Marisa Domingos e Márcia Regina Braga, do Instituto de Botânica. Os textos são assinados por botânicos, especialistas em sementes, produção de mudas, desenvolvimento e reprodução vegetal e anatomia de madeira, além do músico Abel Vargas e o “luthier” Daniel R. Lombardi.

A publicação trata dos diversos aspectos dessa espécie tropical típica de áreas de Mata Atlântica, abordando na primeira parte a história da exploração da madeira do pau-brasil, desde o início da colonização do Brasil, no século XVI. A importância econômica dessa essência nativa promoveu, inclusive, a mudança do nome Terra de Vera Cruz, primeira denominação dada por Pedro Álvares Cabral à terra descoberta, para Costa do Brasil, Terra do Brasil e, depois, apenas Brasil, em referência ao corante vermelho, cor de brasa, presente na madeira.

Com flores amarelas em cacho, o pau-brasil tornou-se a árvore-símbolo do nosso país, sendo uma das espécies mais requisitadas, hoje, por escolas, empresas e entidades não-governamentais, para celebrar datas como o Dia do Meio Ambiente ou o Dia da Árvore, que marca o início da primavera.

As outras partes do livro trazem informações sobre a biologia da espécie, formação da semente, características ecológicas e manejo em bosques e em áreas urbanas. A quarta parte do livro trata das propriedades da madeira e seu uso na confecção de arcos de violinos, sugerindo espécies alternativas para a fabricação de instrumentos musicais, para amenizar a pressão sobre o pau-brasil.

Da Secretaria do Meio Ambiente