Instituto de Artes da Unesp promove mostra sobre escrita chinesa

Com 84 painéis e 17 objetos, a mostra retrata a história de uma das escritas mais antigas

sex, 04/09/2009 - 18h00 | Do Portal do Governo

Quem quiser conhecer um pouco sobre a história milenar da escrita chinesa, deve conferir a exposição “A Escrita Chinesa – Das inscrições oraculares aos dígitos binários”, que está sendo realizada pelo Instituto de Artes da Unesp. A mostra ficará em cartaz até o dia 10 de setembro.

Esta é a primeira exposição promovida pelo Instituto Confúcio na Unesp, criado em novembro do ano passado graças a uma parceria da universidade paulista com o Ministério da Educação da China, por intermédio da Universidade de Hubei. No Brasil, até agora, a Unesp é a única parceira do governo chinês nessa iniciativa de difusão cultural desenvolvida em mais de 250 lugares no mundo. “As aulas de mandarim são a principal atividade desenvolvida”, informa o gerente de Planejamento de Gestão do Instituto, Thiago Fernandes. 

Com 84 painéis explicativos e 17 objetos, entre ossos, cerâmicas e ferramentas gráficas utilizadas em diversos períodos, a mostra retrata a história milenar de uma das escritas mais antigas e a única arcaica ainda viva. Está dividida em seis seções, que abordam a origem, evolução, contribuições e caligrafia da escrita chinesa, além do seu uso na era da informática e a estrutura dos caracteres chineses. 

O coordenador da Comissão de Exposição do Instituto de Artes da Unesp, professor Milton Sogabe, explica que as peças pertencem à Embaixada da China no Brasil, instituição também responsável pela organização da mostra. Sua montagem, segundo Sogabe, contribui para apresentar no espaço, também recente (a galeria foi criada no início do ano), culturas diferenciadas para os alunos e a comunidade em geral. 

No evento de abertura, foram realizadas apresentações relacionadas à cultura chinesa como tai-chi-chuam e demonstrações da escrita, com um calígrafo profissional. “Agora vamos desenvolver um workshop de caligrafia chinesa para os alunos. O interesse é grande”, diz o professor. Houve ainda a distribuição de 500 catálogos do conteúdo exposto.

Serviço
Exposição A Escrita Chinesa
Data: até 10 de setembro
Local: Instituto de Artes da Unesp – Rua Dr. Bento Teobaldo Ferraz, 271 (em frente ao Terminal Rodoviário Barra Funda)
Horário – de segunda à sexta, das 9 às 18 horas e aos sábados, das 9 às 13 horas 
Agendamento de escolas para visitas monitoradas: info@institutoconfucio.unesp.br ou pelo telefone 3107-2943
Site: www.institutoconfucio.unesp.br 

Da Agência Imprensa Oficial