Instituto de Artes da Unesp faz seleção para curso de dança

Projeto coreográfico terá como tema a relação entre o homem e o tempo

ter, 02/03/2010 - 19h00 | Do Portal do Governo

O Instituto de Artes (IA), câmpus da Barra Funda, fará uma audição pública, entre os dias 11 e 16 de março, para selecionar participantes para o curso de Dança Contemporânea. As aulas vão de março a novembro de 2010, às terças e quintas-feiras, das 19 horas às 21h30.

A formação será oferecida pelo Grupo de Dança do Instituto de Artes da Unesp (IAdança) que este ano conta com a orientação artística do mestrando Ítalo Rodrigues Faria, do IA. Ele implantará um novo projeto de expressão corporal, denominado “Em tempo”. A proposta do coreógrafo é fazer uma reflexão sobre a concepção temporal humana.

A abordagem discute até que ponto o tempo pode determinar as decisões humanas. “Questionamos se a invenção da medida do tempo pelo homem não foi uma forma de controlar, ditar regras, impossibilitar a liberdade, ou, ainda, criar a ilusão de que se tem o ‘controle’ de tudo o que está a nossa volta”, afirma o pesquisador. O curso vai preparar obras coreográficas com base na tradução dessas discussões para linguagem cênica.

Estudantes de dança são o principal público-alvo da seleção, mas não há restrição para se candidatar ao curso. Por meio de uma parceria, a Escola Municipal de Bailados, a Universidade Federal de Viçosa e a Universidade Anhembi Morumbi já garantiram vagas no curso para estudantes indicados pelas próprias instituições.

Sobre o IAdança 

O IAdança foi criado em 2005, sob a coordenação da professora Kathya Godoy, dentro do Grupo de Pesquisa: Dança, Estética e Educação. Entre suas principais ações está o desenvolvimento de pesquisas sobre dança contemporânea, apresentações e projetos de extensão à comunidade. Algumas dessas propostas são realizadas com alunos de escolas públicas, pessoas da terceira idade e graduandos de outras instituições.

Para formar um público habituado a espetáculos de dança, o IAdança promove uma série de apresentações gratuitas. Os integrantes do grupo têm a chance de se apresentar em centros culturais, eventos científicos, programas de televisão, congressos, seminários e instituições de ensino. Os trabalhos coreográficos desenvolvidos em 2009 – “Jogos Corporais” e “Citações” – continuarão sendo executadas paralelamente ao novo projeto.

Da Unesp