Instituto Dante Pazzanese ganha ambulatório para 264 mil consultas

População terá à disposição consultórios e aparelhos de medicina nuclear

ter, 23/09/2008 - 17h42 | Do Portal do Governo

O Governo do Estado entregou nesta terça-feira, 23, em cerimônia com a presença do governador José Serra, um novo e moderno prédio para abrigar o atendimento ambulatorial do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia.

A nova unidade, com 14,5 mil m², ocupa parte do antigo prédio, da década 50, que foi demolida e deu lugar a um ambiente totalmente modernizado, amplo e com iluminação natural, graças a investimento de R$ 28,7 milhões do governo estadual. O ambulatório tem 73 consultórios, onde serão realizadas anualmente 264 mil consultas.  O atendimento é inteiramente gratuito, feito pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

A área de consultórios foi integrada a um novo e moderno Centro de Diagnóstico, facilitando o deslocamento dos pacientes, que terão à disposição quatro escadas rolantes e elevadores que facilitarão o acesso ao pavimento superior do prédio, antes feito por meio de extensas rampas.

“São quase 15 mil metros quadrados. Isso vai permitir expandir as consultas a um nível muito alto. Hoje já são 260 mil por mês e a tendência é aumentar ainda mais. Ao mesmo tempo isso vai permitir expandir também todo o trabalho de engenharia que é feito, com relação aos aparelhos para as cirurgias, e manter um alto padrão de qualidade”, observou o governador José Serra durante o evento.

Equipamentos de última geração só vistos nos melhores centros de cardiologia do mundo foram adquiridos, entre eles, três aparelhos de raio-X, dois deles comandados por controle remoto, e um tomógrafo de 64 detectores, que permite avaliar minuciosamente, de forma não invasiva, o sistema cardiovascular do paciente.

O ambulatório, que atende vinte sub-especialidades de cardiologia, cirurgia vascular e transplantes, dispõe também de máquinas de ecocardiografia, com capacidade para avaliar deformidades miocárdicas por doppler e bi-dimensionalidade e diagnosticar doenças antes da manifestação clínica delas. Dois aparelhos de ultrassom, um com captação de imagens em terceira dimensão, possibilitarão a avaliação volumétrica e anatômica do órgão investigado. A unidade contará ainda com dois aparelhos de medicina nuclear. Somente em equipamentos, desde 2007, o Governo do Estado investiu R$ 13,1 milhões no Dante Pazzanese.

Bioengenharia

Além do Ambulatório, a área de bioengenharia também foi reformulada. O setor, que realiza pesquisas e desenvolve dispositivos e equipamentos médicos, teve a sua área física praticamente dobrada. Agora, as áreas de pesquisa, produção e biomecânica, que ficavam distantes fisicamente, estão todas integradas, numa área de 1.500 m². Com a readequação, o Dante Pazzanese pode ampliar de uma para quatro as linhas de produção. 

O Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, fundado em 1954 e, desde 1991, associado à Universidade de São Paulo, fica na Avenida Dr. Dante Pazzanese, nº 500, Ibirapuera, na capital.

Ludenbergue Góes