Instituto Dante Pazzanese cria moderna tecnologia e agiliza entrega de exames

Especialista usa equipamento com sinal de telefone celular, avalia eletrocardiograma e envia laudo ao paciente

sex, 04/12/2009 - 20h00 | Do Portal do Governo

O laudo dos exames de eletrocardiografia, que antes levava até duas semanas para ficar pronto (nos casos ambulatoriais), hoje sai em aproximadamente uma hora. O novo método torna mais rápido o diagnóstico e o encaminhamento desses pacientes para tratamento. É a Central de Laudos do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, que atende ininterruptamente 38 unidades de saúde do Estado; outras 16 deverão integrar o sistema até o final do ano.

Chamada de tele-eletrocardiograma 24 horas, a tecnologia beneficiará tanto as emergências como os pacientes atendidos em ambulatórios e nas avaliações pré-cirúrgicas. Antes, os hospitais faziam o exame e enviavam o resultado em papel para um cardiologista avaliar e emitir o laudo. Agora, por meio de equipamento que utiliza sinal de telefone celular, o exame é encaminhado imediatamente a um especialista do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, que avalia e manda o laudo rapidamente à unidade solicitante.

A nova tecnologia foi desenvolvida pelo setor de bioengenharia do próprio Dante Pazzanese, da Secretaria da Saúde. Cerca de 300 exames são encaminhados diariamente pelo sistema para análise dos especialistas e emissão de laudos. O tele-eletrocardiografia será expandido para todos os Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs) – unidades de alta resolutividade que reúnem médicos especialistas e exames num só local. Vinte desses ambulatórios estão em funcionamento no Estado de São Paulo e outros 20 deverão ser entregues até o próximo ano.

Da Agência Imprensa Oficial e da Secretaria da Saúde