Instituto da Unesp recebe doação de sítio

Propriedade de 33,25 alqueires será doada para o Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas de São José do Rio Preto

qua, 18/04/2007 - 22h00 | Do Portal do Governo

Um sítio de 33,25 alqueires, no município de Icem (interior de São Paulo), será doado para o Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (Ibilce), campus da Unesp de São José do Rio Preto, em cerimônia no dia 23 de abril. O sítio Cambuí será transformado na Estação Ecológica Sebastião Meimberg Porto, nome do proprietário das terras, de 84 anos, solteiro e sem filhos. A assinatura acontece durante as comemorações do cinqüentenário do Ibilce.

O terreno será utilizado pelos professores dos Departamentos de Zoologia e Botânica e de Biologia para coleta de material de estudo. Além disso, alunos de Ciências Biológicas poderão ter aulas no local. “O sítio doado será um campo de pesquisa, tanto para os campi da Unesp quanto para outras universidades”, afirma diretor do Ibilce, Johnny Rizzieri Olivieri.

Decidido em contribuir com a preservação da fauna e da flora, Porto procurou o promotor do meio ambiente do município de Nova Granada, no final de 2006, para receber orientações. “Resolvi fazer a doação para que o sítio fosse transformado em uma reserva de bicho do mato”, disse.

De acordo com Carlos Roberto Ceron, vice-diretor do Ibilce, em 20 de dezembro de 2006, Porto assinou um termo de doação do sítio para a Unesp. De acordo com o documento, o doador terá usofruto da propriedade. “Preciso continuar alugando o pasto do sítio para pagar meu plano de saúde que terá mais um aumento de preço”, justifica Porto, morador de uma pequena casa no município de Icem.

A docente Eliana Morielle Versute, do Departamento de Zoologia, explica que não houve tempo de fazer uma avaliação minuciosa do local, porém, os relatos do doador indicam que o local possui uma grande biodiversidade. “Pude observar a presença de anfíbios, o que sugere uma natureza ainda inexplorada, pois quando isso ocorre esses animais normalmente desaparecem.”

Segundo Olivieri, é a primeira vez que o Ibilce recebe doação de propriedade particular. “É emocionante pensar que, em um mundo individualista como o nosso, existe um cidadão preocupado em deixar para a sociedade um local de preservação ambiental”, declara.

Porto nasceu em um distrito chamado Pontalete, ao sul de Minas Gerais. Quando tinha dois meses, sua família mudou-se para a cidade de Barretos. Posteriormente, foram para Mogi das Cruzes, Bebedouro e Campinas. No último local, completou o então curso ginasial.  O sítio Cambuí, onde morou por 20 anos, antes de mudar-se para Icem, é herança de seus pais.

Do Portal da Unesp

(R.A.)