Instituto da Unesp moderniza a previsão do tempo

Os radares do IPMet operam nos municípios paulistas de Bauru e Presidente Prudente

qua, 04/06/2008 - 13h20 | Do Portal do Governo

Desde março, os radares do Instituto de Pesquisas Meteorológicas da Unesp (IPMet), unidade complementar de Bauru, operam com nova geração de softwares de previsão de tempo. Segundo a diretora Ana Maria Gomes Held, recursos mais modernos possibilitam sistema de monitoramento mais sensível aos fenômenos climáticos. “Agora podemos prever tempestades e vendavais com até uma hora e meia de antecedência, considerando sistemas climáticos organizados, o que é excelente”, afirma. “Nos EUA, alguns alertas de tempestades severas, ou seja, tornados, são disparados apenas 15 minutos antes”.

Os dois radares do IPMet, em operação nos municípios paulistas de Bauru e Presidente Prudente, receberam computadores equipados com o Titan, um software capaz de processar os dados em tempo real, isto é, ao mesmo tempo da coleta. “O Titan nos oferece ferramentas para melhorar o monitoramento e alertas de tempos severos”, explica Gerhard Held, coordenador de Operação e Informática do instituto. Segundo Held, o aumento na sensibilidade de detecção inclui também fenômenos não-meteorológicos, como a presença de pássaros em espaços indevidos.

Para ampliar os benefícios à comunidade, o IPMet instalou o Laboratório Didático, construído com recursos da reserva técnica do próprio projeto. A finalidade é oferecer treinamento aos usuários principais – bombeiros, Polícia Ambiental e Rodoviária, concessionárias das estradas paulistas, entre outros –, para que eles possam fazer uso adequado das informações geradas pelos radares.

A modernização dos radares foi financiada com recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). “O projeto custou R$ 1,6 milhão e parte da verba foi destinada à aquisição de equipamentos, importados diretamente pela Fundação”, afirma Ana Maria. A manutenção preventiva nos sistemas é realizada por funcionários do laboratório de eletrônica do IPMet, em média, a cada 15 dias.

Da Unesp