Instituto da Criança do HC promove seminário sobre gripe

Serão debatidos os diferentes aspectos da gripe, com base em estudos publicados aqui e no exterior

sex, 06/02/2009 - 10h08 | Do Portal do Governo

Na próxima terça-feira, 10, às 10h30, acontece o seminário para a imprensa O vírus Influenza e seu impacto sobre a criança, o adulto, a empresa e a comunidade, que vai reunir um time de especialistas do Hospital Universitário (HU) da USP, Instituto da Criança do Hospital das Clínicas (HC), da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e da Associação Nacional de Medicina do Trabalho (Anamt).

Serão debatidos os diferentes aspectos da gripe, com base em estudos publicados aqui e no exterior. Aberto pelo professor Paulo Lotufo, superintendente do HU, o encontro vai abordar temas como a gripe como doença grave, a circulação do vírus e sua transmissão por turistas estrangeiros durante o carnaval, a criança como principal elo da cadeia de transmissão do vírus na família e na comunidade, o impacto da gripe sobre os grupos de risco (asmáticos, fumantes, cardiopatas), como a doença afeta a produtividade nas empresas.

Também será anunciada a chegada antecipada das doses já atualizadas contra as cepas em circulação no hemisfério, detectadas pela rede de vigilância epidemiológica da Organização Mundial da Saúde (OMS). Entre 10 e 20% da população mundial sofrem com os problemas das gripes, todos os anos. A doença atinge cerca de 600 milhões de pessoas, o que gera milhares de internações e até meio milhão de mortes.

O seminário será seguido de um brunch e a vacinação dos jornalistas. Os interessados em participar devem confirmar presença pelo email noraferreira@lufernandes.com.br, ou telefone (11) 3814-4600. O seminário será realizado no auditório do Hospital Universitário, na Av. Professor Lineu Prestes, 2565, 3° andar, Butantã, São Paulo.

Mais informações: (11) 5090-0590 / 5093-0226

Da Agência USP de Notícias