Instituto da Criança comemora 30 anos do primeiro transplante de fígado

Com início em 1989, programa da unidade da Faculdade de Medicina da USP já atendeu 850 pacientes entre zero e 18 anos

qua, 16/10/2019 - 17h49 | Do Portal do Governo

O Instituto da Criança, do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), promoveu, nesta quarta-feira (16), um evento em comemoração aos 30 anos do primeiro transplante de fígado da instituição.

Vale destacar que o Programa de Transplante Hepático foi iniciado em setembro de 1989 e cerca de 850 pacientes, entre zero e 18 anos, portadores de doenças hepáticas terminais, já foram submetidos ao procedimento, o que faz desse o maior Centro Universitário de Transplante pediátrico do Brasil e um dos mais expressivos do mundo na atualidade.

O Instituto da Criança é responsável por receber os casos de maior gravidade e complexidade, não só de São Paulo, como de diversos estados brasileiros. Assim, todas as crianças com doenças hepato-biliares que necessitam de transplante hepático são atendidas na unidade, em caráter de urgência.

Atualmente, cerca de 90% desses procedimentos são do tipo inter-vivos, ou seja, quando um pequeno segmento do fígado de um doador vivo (adulto) é retirado e implantado no receptor.

Referência

Além disso, o instituto também é considerado o maior centro nacional de atendimento de casos de hepatite fulminante, patologia em que ocorre falência da função hepática. “Quando não tratada adequadamente, a enfermidade leva o paciente a óbito em poucas horas”, destaca o professor titular da disciplina de Cirurgia Pediátrica e Transplante Hepático, Uenis Tannuri.

Assim como os resultados ao longo de três décadas, a implantação do Programa de Transplante Hepático contribuiu para o avanço médico-científico expressivo no Instituto da Criança, do HC da Faculdade de Medicina da USP.