Instituto Confúcio na Unesp celebra conquistas de parceria com universidade chinesa

Vídeo foi produzido para comemorar aniversário de 46 anos do estabelecimento das relações diplomáticas entre China e Brasil

seg, 17/08/2020 - 11h22 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/Reprodução/Unesp

No aniversário de 46 anos do estabelecimento das relações diplomáticas entre Brasil e China, que ocorreu em 15 de agosto de 1974, o Consulado Geral da China em São Paulo, em parceria com a Secretaria de Relações Internacionais do Estado, produziu um vídeo para comemorar essa passagem, no qual lista fatos que marcaram a relação sino-brasileira nesse período e faz menção à parceria com o Instituto Confúcio na Universidade Estadual Paulista.

O Instituto Confúcio na Unesp foi criado em 2008 por meio de um convênio entre a universidade e a Matriz do Instituto Confúcio, em parceria com a Universidade de Hubei, com o objetivo de promover o ensino da língua e cultura chinesas no Brasil. O instituto faz parte de uma rede internacional de mais de 600 Institutos Confúcio, em 146 países.

“Em razão do sólido trabalho desenvolvido pelo professor [Luís] Paulino no Instituto Confúcio na Unesp, foi possível que eu fosse escolhido para ocupar um assento no Conselho da Matriz do Instituto Confúcio na China, consolidando uma relação de confiança de mais de uma década, construída em meio ao fortalecimento dos laços diplomáticos entre Brasil e China”, diz ao Portal da Unesp o reitor Sandro Valentini, que se tornou em 2018 o primeiro representante da América Latina a integrar o Conselho da Matriz do Instituto Confúcio.

Abrangência

Atualmente, o Instituto Confúcio na Unesp está presente, além da capital, em doze cidades do interior de São Paulo onde a Unesp mantém unidades de ensino. Ele também está presente nas cidades de Manaus (AM) e São Luís (MA), por meio de convênios assinados com a Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), respectivamente.

“Há doze anos, a Unesp fundou o primeiro Instituto de Confúcio no Brasil, que se torna hoje uma plataforma extremamente importante do intercâmbio cultural entre os dois países. Espero que essa parceria produza cada vez mais resultados, dando contribuição à amizade sino-brasileira”, diz Chen Peijie, cônsul geral da China em São Paulo, ao Portal da Unesp.

O Instituto Confúcio na Unesp é dirigido pelo professor Luís Antonio Paulino, docente da Faculdade de Filosofia e Ciências, do campus de Marília da Unesp, nos cursos de graduação em Relações Internacionais e de pós-graduação em Ciências Sociais. “Ao criar esses canais de comunicação entre os países, através do ensino da língua [mandarim] e divulgação mútua da cultura, o Instituto Confúcio na Unesp contribui para que haja uma melhor comunicação e mais confiança nesta relação bilateral”, afirma o professor Luís Antonio Paulino ao Portal da Unesp.

“Pela minha própria experiência de trabalho, percebo que muitas vezes um negócio não se concretiza ou algo que parecia simples se torna difícil de se resolver em razão da falta de conhecimento mútuo, que gera ruídos e faz com que as coisas não caminhem porque as pessoas não se entendem. Compreender a cultura e os valores é fundamental”, completa.