Instituto Central do Hospital das Clínicas ganha mais uma unidade de isolamento

Nova unidade atenderá portadores graves de doenças contagiosas transmitidas por vias respiratórias

sáb, 06/10/2007 - 17h23 | Do Portal do Governo

O Instituto Central do Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da USP, ganha mais uma unidade de isolamento para atender portadores graves de doenças contagiosas transmitidas por vias respiratórias, como gripe aviária, tuberculose e pneumonia asiática.

A unidade conta com sistema avançado de pressão negativa do ar, o que impede a propagação da contaminação para as áreas vizinhas. Ela funciona nas dependências da Unidade de Terapia Intensiva da Clínica Médica II, a que atende pacientes dos serviços de Pneumologia de Emergências Médicas.

Para a modernidade, os quartos (total de dois) receberam antecâmeras que funcionam como barreiras invisíveis para proibir a saída do ar contaminado. Todo o processo é controlado por manômetros eletrônicos digitais instalados no interior dos quartos. Caso ocorra perda de pressão negativa, o equipamento aciona o alarme sonoro e visual.

Outro dispositivo de segurança é o sistema de retirada do ar dos quartos. Antes de ser descartado para a atmosfera, ele passa por processo de descontaminação e esterilização promovidos por rígido sistema de filtragem para total segurança de pacientes, visitantes e profissionais da saúde.

A primeira unidade de isolamento do Instituto Central do HC foi construída na Unidade de Moléstias Infecciosas e Parasitárias, em 2005.

O programa de obras de reforma desenvolvido pelo instituto também contemplou a unidade de terapia intensiva. Os equipamentos de monitorização foram interligados aos postos de enfermagem e salas de discussão de casos para facilitar o acompanhamento dos pacientes internados.

No corredor da UTI a iluminação e forro foram trocados. As réguas metálicas deram lugar a placas de alumínio e gesso e o sistema de iluminação recebeu lâmpadas econômicas e circuito de funcionamento intercalado, para economia de energia em horários de menor fluxo.

Bete Subires

Da Assessoria de Imprensa do HC

(L.M.)