Instituto Butantan vai produzir vacina contra coqueluche para grávidas

Cerca de 7 milhões de mulheres brasileiras deverão ser beneficiadas já em 2014

sex, 13/12/2013 - 19h42 | Do Portal do Governo

O Instituto Butantan vai produzir uma versão acelular da vacina contra a coqueluche que permitirá a imunização de mulheres grávidas. Cerca de sete milhões de mulheres brasileiras deverão ser beneficiadas com a imunização já em 2014, gratuitamente, pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

– Siga o Governo do Estado no TwitterFacebook e veja fotos no Flickr

O instituto já é responsável pela produção de vacinas contra difteria e tétano. E, por meio de um acordo com a GlaxoSmithKline (GSK), que permite a transferência de tecnologia para a produção local do componente pertussis acelular imunobiológico.
Hoje o Butantan já produz a vacina contra difteria e tétano. Com o acordo de transferência da tecnologia contra a coqueluche, uma nova vacina será feita que imunizará contra as três doenças.

A vacinação de mulheres contra a coqueluche durante a gestação poderá oferecer proteção aos seus bebês recém-nascidos, promovendo a redução de casos e óbitos pela doença nas crianças menores de seis meses de idade.

Além disso, a imunização de gestantes poderá contribuir tanto para a diminuição da transmissão da doença para o lactente quanto para oferecer proteção indireta nos primeiros meses de vida, período em que a criança ainda não completou o esquema de três doses da vacina recomendado pela rede pública de saúde.

No calendário do SUS, a vacina com o componente pertussis de células inteiras, já produzidas pelo Instituto Butantan, é oferecida para as crianças de até seis anos de idade. A primeira dose deve ser recebida aos dois, a segunda aos quatro e a terceira aos seis meses de idade.

Do Portal do Governo do Estado