Instituto Butantan recebe escolas para atividades lúdicas em meio à Mata Atlântica

Dentro do Horto Florestal, alunos simulam metamorfose de uma borboleta e aprendem sobre riscos de animais perigosos

qua, 13/10/2010 - 14h00 | Do Portal do Governo

O Instituto Butantan, órgão da Secretaria da Saúde, está com inscrições abertas para as atividades educacionais que acontecem no Horto Florestal, na zona norte de São Paulo. As ações são voltadas para escolas, públicas ou particulares, de ensino infantil ao ensino médio.

Os temas abordados nas aulas são animais perigosos, artrópodes e borboletas.  Na Casa do Horto, os alunos desenvolvem ferramentas lúdicas de ensino, incentivando a educação e conservação do meio ambiente. As aulas são práticas e cada módulo possui a duração de três horas.

No módulo “Borboletas” as crianças simulam a metamorfose do animal. “As crianças entram em uma barraca e simulam o casulo da borboleta. Lá, elas confeccionam asas de borboletas para detalhar como funciona todo o processo de transformação”, explica o diretor do Museu de Biológico e um dos coordenadores das atividades, Giuseppe Puorto.

Segundo ele, a explicação final da aula depende da cor que as crianças pintam as asas que produziram. “Se elas optam por cores vibrantes, coloridas, fantasiamos as criança de borboleta e mostramos todo o processo. Se escolhem corem escuras, fantasiamos a criança de mariposa e detalhamos como ocorreu a transformação do animal”.

Nas atividades “Animais Perigosos” e “Artópodes”, os estudantes vão até uma trilha em meio a uma mata nativa e são convidadas a procurarem animais estudados previamente. “O objetivo é mostrar em que circunstâncias esses animais são encontrados na natureza, especificando os eventuais riscos”, detalha Puorto.

Para participar das atividades as escolas precisam agendar previamente a aula no Horto do Instituto Butantan através do telefone (11) 3726-7222, ramal 2206, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Escolas públicas não pagam taxa. As particulares pagam R$ 12 por aluno.

Da Secretaria da Saúde