Instituto Butantan inicia os testes da vacina contra a dengue em Sergipe

Essa é a terceira e última fase dos estudos que acontecerá em 14 centros de pesquisa em todas as regiões do Brasil

ter, 06/09/2016 - 18h03 | Do Portal do Governo

Começaram nesta terça-feira (6) os testes em humanos da vacina brasileira contra a dengue no município de Laranjeiras, em Sergipe, o segundo estado da região Nordeste a receber o estudo. Devem participar 1,2 mil voluntários de 2 a 59 anos. Essa é a terceira e última dos testes que estão sendo feitos em 14 centros de pesquisa credenciados pelo Instituto Butantan, em todas as regiões do país.

SP, RS e MS iniciam última fase de testes da vacina contra a dengue

Depois de confirmada a eficácia da vacina, os estudos serão encaminhados à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para a sua aprovação definitiva e distribuição em campanhas de vacinação em massa, pela rede pública do SUS (Sistema Único de Saúde). 

Os ensaios clínicos em Limeira serão conduzidos pela Universidade Federal de Sergipe, credenciada pelo Instituto Butantan, de São Paulo, desenvolvedor da vacina, em parceria com os Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos (NIH, na sigla em inglês).

A vacinação dos voluntários será feita no Hospital Municipal e Maternidade São José, em parceria com a Prefeitura Municipal de Laranjeiras, Associação Hospitalar de Sergipe e apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de Sergipe (Fapese).

Os testes já estão acontecendo em três centros do Estado de  São Paulo (Hospital das Clínica da Faculdade de Medicina da USP, Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto e Santa Casa de Misericórdia), em  Manaus (AM), Boa Vista (RR) e Porto Velho (RO), na região Norte, em Fortaleza (CE), Campo Grande (MS) e Porto Alegre (RS).

Estão sendo convocados para participar dos testes  17 mil voluntários, saudáveis, que já tiveram ou não contraído o vírus da dengue, enquadrados em três faixas etárias:  2 a 6 anos, 7 a 17 anos e 18 a 59 anos. Os participantes serão acompanhados por uma equipe médica durante cinco anos.

A vacina contém o vírus da dengue, geneticamente atenuado, sem potencial para provocar a doença. Do total de participantes, 1/3 receberá um placebo, ou seja, uma substância com as mesmas características da vacina mas sem o vírus, e os demais a vacina verdadeira, de modo que nenhum dos grupos, nem a equipe médica, saiba o que está sendo inoculado.

Essa terceira fase é a da comprovação definitiva da vacina. Nas duas fases anteriores, os testes indicaram que a vacina é segura e que induz o organismo a produzir os anticorpos de maneira equilibrada contra os quatro vírus da dengue.

Do Portal do Governo do Estado