Instituto Butantan festeja 108 anos com eventos gratuitos

Criado para combater a peste bubônica, o Instituto abre suas portas ao público no dia do seu aniversário

sex, 27/02/2009 - 10h10 | Do Portal do Governo

Com 108 anos completados no último dia 23 de fevereiro, o Instituto Butantan organizou para este sábado, 28, uma comemoração de aniversário composta de várias atrações voltadas ao seu público.

O dia será marcado pela gratuidade dos seus três museus – Biológico, Histórico e de Microbiologia –, além da realização de oficina de origami e shows. No Centro Cultural do Butantan, os visitantes contarão com o auxílio da artista plástica Yuri Tada para elaborar diversos temas por meio da arte do papel e poderão, também, conhecer a exposição itinerante do Instituto, das 9 às 16 horas.

Para fechar o evento, a partir das 15 horas, dois shows darão sequência ao embalo do carnaval, com a Bateria de Samba Sociedade Anônima e a banda de pop rock Malibu. As apresentações serão no Auditório do Museu Biológico, com capacidade para cerca de 300 pessoas. Os interessados em assistir às apresentações deverão retirar ingresso (limite de um por pessoa) no Museu Biológico das 13h30 às 14h30 horas, no dia do evento. O Instituto Butantan fica na avenida Vital Brasil 1.500, zona oeste da capital.

Origens na peste bubônica – Centro de pesquisa biomédica vinculado à Secretaria Estadual da Saúde, o Instituto Butantan tem sua origem relacionada a um surto de peste bubônica que se propagou no porto do Santos em 1889. O fato levou o governo a adquirir a Fazenda Butantan para instalar um laboratório de produção de soro antipestoso, ligado ao Instituto Bacteriológico (hoje Instituto Adolpho Lutz).

O Laboratório foi reconhecido como instituição autônoma em fevereiro de 1901, sob a denominação de Instituto Serumtherápico. Seu primeiro diretor foi Vital Brazil, médico especializado em problemas de saúde pública. Graças ao seu idealismo, o Instituto tornou-se internacionalmente reconhecido, pois, além de produzir soros e vacinas, passou a desenvolver pesquisas. Em 1914 foi inaugurado o prédio principal, com as condições necessárias para abrigar os laboratórios. Ao seu redor cresceu uma instituição que combina pesquisa e produção.

O Instituto desenvolve estudos e pesquisa básica na área de Biologia e de Biomedicina, relacionadas, direta ou indiretamente, com a saúde pública. Produz vacinas e soros para uso profilático e curativo. Realiza missões científicas no país e no exterior. Colabora com órgãos da Secretaria da Saúde e do Ministério da Saúde no combate a surtos epidêmicos. Realiza cursos especiais e publicações sobre suas áreas de atuação, que são oferecidos a empresas, estudantes, militares e à população em geral. No programa de formação de recursos humanos, cursos e estágios de aperfeiçoamento são proporcionados aos seus técnicos e também aos de outras instituições.

Serviço

Aniversário de 108 anos do Instituto Butantan
Sábado, 28, das 9 às 16 horas
Avenida Vital Brazil, 1500 – tel. 3726 7222
Mais informações no site www.butantan.gov.br

Da Agência Imprensa Oficial