Instituto Butantan fará testes da primeira vacina da dengue na Região Norte do Brasil

Estudos serão realizados nos Estados de Roraima e Amazonas, com a participação de 2,5 mil voluntários

sex, 08/07/2016 - 16h01 | Do Portal do Governo

O Instituto Butantan, unidade da Secretaria da Saúde e um dos maiores centros de pesquisa biomédica do mundo, levou os testes em humanos da primeira vacina brasileira da dengue para a região Norte do país. 

A pesquisa, que já está em andamento no Estado de São Paulo, começa a ser realizada com cerca de 2,5 mil voluntários nas cidades de Boa Vista (RR) e Manaus (AM). Nesses municípios, os testes serão conduzidos em parceria com a Universidade Federal de Roraima, com a Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), de Manaus, e com a Fiocruz Amazônia.

A vacina do Butantan, desenvolvida em parceria com o National Institutes of Health (EUA), tem potencial para proteger contra os quatro vírus da dengue com uma única dose e é produzida com os vírus vivos, mas geneticamente atenuados, isto é, enfraquecidos. “Com os vírus vivos, a resposta imunológica tende a ser mais forte, mas como estão enfraquecidos, eles não têm potencial para provocar a doença”, explica o diretor do Instituto Butantan, Jorge Kalil.

Esta é a última fase dos estudos em humanos antes de a vacina ser submetida à aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para que possa ser produzida em larga escala pelo Butantan e disponibilizada para campanhas de imunização em massa na rede pública de saúde em todo o Brasil.

A pesquisa envolverá a participação de 17 mil voluntários em 13 cidades brasileiras nas cinco regiões do país e serão conduzidos por 14 centros de estudos credenciados pelo Butantan. Confira a relação aqui.

Do Portal do Governo do Estado