Instituto Butantan comemora 100 anos

Maior instituto soroterápico da América Latina se moderniza, incorporando tecnologias de ponta

ter, 20/02/2001 - 13h59 | Do Portal do Governo

O Instituto Butantan comemorou 100 anos com uma festa de gala na Sala São Paulo, Estação Júlio Prestes. O governador em exercício, Geraldo Alckmin, e o secretário da Saúde, José da Silva Guedes, participaram nesta segunda-feira, dia 19, da comemoração realizada na sala que foi recentemente reformada e entregue à cidade de São Paulo em julho de 1999, como um dos mais modernos espaços para espetáculos e concertos do mundo.

Alckmin elogiou a dedicação e habilidade dos cientistas do Butantan. “Terra dura, terra duríssima, assim se traduz o nome Butantan. Premonitória então a denominação dada pelos indígenas à região em que se ergueria uma das moradas mais sólidas da ciência em nosso País. Este é o mais popular dos nossos institutos de pesquisa, que os demais não fiquem enciumados, porque de certa maneira aqui reencontramos velhas conhecidas que nos acompanham desde o pecado original e que agora redimem as suas ou as nossas faltas, fornecendo a matéria-prima do soro antiofídico”.

Segundo o secretário de Estado da Saúde, José da Silva Guedes, o Instituto Butantan, instituição feita para pensar, criar e produzir, venceu todas as suas metas: “Além de ser um dos maiores produtores de soros e vacinas, tem também um dos melhores grupos de cientistas do País, gera novos conhecimentos, incorpora novas tecnologias e forma uma nova e enorme geração de estagiários, mestrandos e doutorandos do Brasil”.

Vinculado à Secretaria de Estado da Saúde, o Instituto não só realiza pesquisa básica, como também produz e fornece soros imunobiológicos, atendendo à saúde pública de todo o País. Acompanhando o desenvolvimento científico internacional, o Instituto incorpora métodos modernos para melhorar, quantitativa e qualitativamente, a sua produção de imunobiológicos, atividades biotecnológicas e suas técnicas em engenharia genética. “O Instituto Butantan vem demonstrando impulso tecnológico, científico e cultural, permitido e assegurado, principalmente, pelos investimentos recentes”, afirmou Hisako Gondo Higashi, diretora do Instituto.

A Casa da Moeda do Brasil outorgou a Medalha Comemorativa do Centenário ao Instituto. “Para nós da Casa da Moeda — uma das mais antigas instituições públicas do Brasil, com mais de trezentos anos — é um orgulho lançar a medalha comemorativa que eterniza no metal nobre a história do instituto que tantos serviços têm prestado à Nação”, disse o diretor-técnico da Casa da Moeda, Raul de Oliveira Pereira.

Também foi inaugurada uma exposição no hall da Sala São Paulo com 18 painéis contando a história do Instituo. A solenidade foi encerrada com um concerto da Orquestra Jazz Sinfônica da Secretaria Estadual de Cultura.

Ainda esta semana, na sexta-feira, dia 23, as comemorações prosseguem com o lançamento de selos e carimbos do centenário do Butantan, pela Empresa de Correios e Telégrafos (ECT). Na mesma data, será lançado um concurso literário estudantil, propondo a elaboração de um texto sobre a entidade e será feita homenagem a funcionários ativos e inativos, além da reabertura do Museu Biológico, que foi totalmente reformado. Será apresentada aberta também uma exposição filatélica, sob o tema ‘Répteis’, cujos selos serão postos à venda.
Mais informações sobre o Instituto podem ser obtidas no site www.spguia.com.br/butantan/index.html ou no portal do Governo do Estado de São Paulo

Gláucia Basile