Instituto Butantan alerta para acidentes com escorpiões em áreas urbanas

Nos últimos dois anos foram registradas mais de 10 mil ocorrências com o animal nestas regiões

sáb, 23/06/2012 - 10h37 | Do Portal do Governo

Levantamento realizado por pesquisadores do Laboratório de Artrópodes do Instituto Butantan revelou que 75% dos acidentes com escorpiões ocorrem em áreas urbanas. Entre 2010 e 2011, dos 13 mil acidentes notificados em São Paulo, 10 mil ocorreram na capital. O desmatamento e o crescimento desordenado das áreas urbanas faz com que os animais procurem abrigo e alimento próximo ou dentro das residências.

A maioria dos acidentes ocorre com os escorpiões amarelo e marrom que se adaptam facilmente a locais com escassez de saneamento básico e acúmulo de lixo. Além disso, o escorpião amarelo se reproduz rapidamente e com facilidade, já que a fêmea não precisa do macho para se reproduzir, chegando a cerca de três proles por ano, com média de 20 filhotes por vez.

Para evitar acidentes com escorpiões, a população deve vedar ralos, caixas de gordura, tanques e soleiras de portas; evitar manter plantas próximas às paredes das casas; retirar o entulho; evitar acúmulo de telhas nos quintais; e rebocar as paredes para evitar que eles utilizem as frestas dos tijolos como abrigos. Em caso de acidentes com escorpiões, é necessário lavar o ferimento com água e sabão e fazer compressas mornas para alívio da dor até a chegada ao serviço de saúde mais próximo.

Do Portal do Governo do Estado